Notícias

12.05.2024

Pastoral Juventude promove ação social em Ponte de Itabapoana

Todos os serviços prestados têm como objetivo reduzir os impactos da chuva


Uma ação social realizada na manhã deste sábado, 11 de maio, em Ponte do Itabapoana, interior de Mimoso do Sul, levou solidariedade e donativo à população afetada pelas enchentes do mês março. A iniciativa da Pastoral da Juventude (PJ), em parceria com a Cáritas Diocesana e o instituto Vida Capixaba, atendeu centenas de pessoas. Além dos serviços sociais e de saúde, a população contou ainda com distribuição de pipoca, algodão-doce, almoço e cestas-básicas.

Às vésperas do Dia das Mães, Maria de Lourdes Machado, 43, levou os três filhos à antiga estação ferroviária, onde o evento foi montado. Enquanto os mais novos brincavam no pula-pula, Gabriel Machado, de 14 anos, aferiu a pressão arterial pela primeira vez. 

“Já estive no posto de saúde algumas vezes, mas não me lembro de ter feito esse exame. Gostei muito, principalmente porque, segundo a enfermeira, minhas taxas estão ótimas”, comemorou o adolescente. 

No estande de verificação sanguínea, a aposentada Maria das Graças de Lima viu que a sua taxa de glicemia está acima do normal. Surpresa, disse que vai procurar um especialista.

“Minha glicemia estava acima de 300. Tenho casos de diabéticos na família, por isso, vou procurar um médico já na próxima semana.”

Para o coordenador diocesano da PJ, Kayc Rosa, foi mais um evento de grande sucesso. "Todos os serviços prestados aqui têm como objetivo reduzir os impactos da chuva ainda tão presentes, além de oferecer gratuitamente serviços nas áreas de saúde, beleza, cultura, esporte e lazer. Também servimos um delicioso baião de dois, preparado na hora pelos meninos do restaurante ‘A Oca’, além de um almoço completo preparado pela Paróquia São Geraldo Magela. Para isso, contamos com muitos parceiros que foram fundamentais para o sucesso deste evento”, reconheceu.

As atividades realizadas atenderam a população de todas as idades, com ações integradoras e de valorização das pessoas no meio social. Entre as atividades realizadas estão: Designer de sobrancelhas, massagem, orientação para a prevenção de doenças, aferição de glicemia e pressão, corte de cabelo, maquiagem entre muitos outros benefícios.

Para as crianças, os voluntários prepararam uma programação repleta de atividades, que levou muita animação, com brincadeiras, pintura facial e distribuição de guloseimas. “Quero parabenizar aos jovens da PJ ao Tiro de Guerra e, todos os demais envolvidos nesta mobilização. São necessidades da população que, por vezes, tem dificuldades de acessar pelos órgãos públicos e, foram muito bem atendidos aqui.” Disse a representante da Cáritas Diocesana, Rayane Espolador de Almeida.

 

 

Mais Notícias