Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

seminário diocesano

Seminário Menor Bom Pastor, Cachoeiro de Itapemirim (ES)

O Seminário Diocesano foi criado em 1987, com duas casas de formação: Seminário de Filosofia “Bom Pastor”, em Cachoeiro de Itapemirim, com suas Diretrizes Básicas de Orientação do Seminário, e Seminário de Teologia “São João Maria Vianney”, em Cariacica. Inspirando-se nos documentos da Igreja sobre a formação presbiteral, sobretudo, no documento da CNBB “Formação dos Presbíteros na Igreja do Brasil” (nº 30), começa a formação na própria diocese, tendo como paradigma as cinco dimensões: humano-afetivo-sexual, espiritual, comunitário-eclesial, intelectual e pastoral.

Com o transcorrer do tempo, muitos passos foram dados, chegando-se à conclusão da necessidade do Propedêutico, como fase de discernimento vocacional. O mesmo foi instalado em Cachoeiro, junto ao Seminário de Filosofia. Devido à realidade sócio-cultural da diocese, tornou-se também necessária a criação do Seminário Menor, como comunidade educativa que levasse os jovens candidatos a um reto discernimento da própria vocação e do desenvolvimento das qualidades e aptidões humanas, cristãs e apostólicas, necessárias para a opção ao ministério presbiteral.

Em 1997, diante de novas situações sócio-eclesiais, o preocesso de formação necessitou se readaptar: o Seminário de Filosofia intalou-se em Cariacica, e em agosto de 1999, constituiu-se o Seminário Maior “São João Mria Vianney”, composta por dois grupos de vida (filosofia e teologia), permanecendo o Propedêutico no Seminário “Bom Pastor”, em Cachoeiro. 

 

Seminário Propedêutico Bom Pastor

Seminário Maior São João Maria Vianney

Formação

Padres que acompanham os Seminaristas