Artigo

Ricardo Júnior Garcia de Souza (Seminarista Propedeuta - Bom Pastor)

Chamados à Conversão

Por Ricardo Júnior Garcia de Souza (Seminarista Propedeuta - Bom Pastor)

 

“Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus” (Mt 4-17).

 

O Tempo da Quaresma é um período significativo no calendário litúrgico cristão, marcado por 40 dias de reflexão, penitência e preparação espiritual. Durante esse tempo, os fiéis são convidados a embarcar em uma jornada de conversão, buscando renovação interior e compromisso mais profundo com sua fé. Dessa forma, Quaresma é tempo de graça. Nesse tempo quaresmal, o cristão assume, como responsabilidade, sua profunda intimidade com Deus. Adiante, serão elencados alguns pontos significativos sobre a Quaresma.

O significado simbólico dos 40 dias: a duração da Quaresma, inspirada nos 40 dias que Jesus passou no deserto, simboliza período de purificação e preparação. Esses dias oferecem a oportunidade para os crentes se distanciarem das distrações do cotidiano, permitindo renovação na espiritualidade e na relação com Deus.

Práticas de penitência e renúncia: durante a Quaresma, muitos fiéis escolhem se envolver em práticas penitenciais, como jejum, abstinência e obras de caridade. Essas ações não apenas representam renúncia simbólica. Elas servem, também, como meio de o cristão se conectar com a experiência de Jesus, que enfrentou desafios e tentações no deserto. Assim, “A negação da vontade é a verdadeira negação do mundo.” Jesus, ao passar 40 dias no deserto, foi tentado de várias formas. Assim também é a sociedade, tentada diariamente. Todavia, como cristão, é necessário separar o joio do trigo

Reflexão e arrependimento: a Quaresma é um convite à reflexão profunda sobre a vida espiritual e moral. É tempo para avaliar as escolhas passadas, reconhecer as falhas e buscar o arrependimento sincero. A confissão e o sacramento da reconciliação desempenham papel crucial nesse processo de conversão.

O propósito da conversão: a conversão, durante a Quaresma, não é apenas uma mudança superficial de comportamento, mas um compromisso transformador para uma vida mais alinhada aos ensinamentos cristãos. A busca pela virtude, perdão e compaixão tornam-se elementos centrais desse processo.

Concluímos que o Tempo da Quaresma é mais que um período de privações temporárias, é uma jornada espiritual profunda que conduz os fiéis à reflexão, arrependimento e renovação. A prática da conversão, durante esse tempo, oferece oportunidade única de crescimento espiritual e fortalecimento da relação com a fé cristã.