Padres da Diocese de Cachoeiro participam do Encontro Nacional de Presbíteros

O evento que reúne sacerdotes de todo o Brasil, começa nesta quarta-feira, 24 de abril e segue até 30 de abril em São Paulo

Logo após a realização da 61ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, mais um importante evento da Igreja Católica acontece no país e, novamente, conta com representantes da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim: A 19ª edição do Encontro Nacional de Presbíteros (ENP).

O evento que reúne sacerdotes de todo o Brasil, começa nesta quarta-feira, 24 de abril e segue até 30 de abril, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida no Norte (SP). Os padres Josimar Pirovani Azevedo e Antônio Tatagiba Vimercat representam o sul do Espírito Santo.

“São mais de 450 presbíteros vindos de todas as partes do Brasil para este encontro nacional. Estamos com ótimas expectativas porque os assessores são muito competentes e a programação está excelente. Nossa expectativa também é alta para as trocas de experiências. Imagina num país do tamanho do Brasil, a diversidade que temos de norte a sul”, afirmou Tatagiba, representante dos presbíteros na Diocese de Cachoeiro.

Convocado e organizado pela Comissão Nacional de Presbíteros (CNP), o encontro tem como objetivo retomar e aprofundar a caminhada dos presbíteros do Brasil. Com o tema “Presbíteros: testemunhas da esperança” e o lema “Alegres na esperança, perseverantes na tribulação” (Rm, 12,12) o evento proporcionará além das trocas de experiências, um espaço para reflexões, aprofundamento da compreensão do ministério presbiteral na perspectiva da comunhão em uma Igreja Sinodal, e celebração da vida dos presbíteros na liturgia e no aprofundamento da espiritualidade.

Neste primeiro dia, acontece a chegada e o credenciamento dos participantes no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida. Nesta quinta-feira (25) às 9h será celebrada a Santa Missa de Abertura do encontro, presidida por Dom Jaime Spengler, presidente da CNBB e do CELAM, e depois os sacerdotes terão conteúdos relativos à conjuntura eclesial, com Dom Joel Portella, presidente da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé.

O encontro também visa fortalecer a Pastoral Presbiteral em todos os regionais e dioceses, reforçar e articular a organização da Comissão Nacional e das Comissões Regionais de Presbíteros (CRP). Representam o Regional Leste 3, além dos presbíteros de Cachoeiro, os padres Diego Carvalho dos Santos (Arquidiocese de Vitória); Jonathan Costa Rocha e Edson Delfino (Diocese de São Mateus).

O encontro contará também com a participação de representantes de diversas instituições que dinamizam a pastoral em nossa Igreja, de bispos que acompanham a pastoral presbiteral nos regionais.