Depois de dois anos de espera, comunicadores do sul do Espírito Santo se reuniram no 2º Muticom (Mutirão de Comunicação) da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.
Nos dias 15, 17, 19 e 21 de setembro, o Vicariato Episcopal para a Comunicação reuniu mais de 150 agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) das quarenta e duas paróquias da diocese que aprofundaram o tema “A Comunicação nas CEBs na cultura digital: da escuta à missão” e o lema “Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho”. (1Cor 9,16). Os encontros aconteceram na modalidade híbrida: online e presencial.
A programação do evento foi marcada por reflexões profundas e oficinas que evidenciaram o papel das novas mídias na comunicação da fé e da esperança. Neste domingo, 21, o vigário episcopal para a comunicação, padre José Carlos Ferreira da Silva, conduziu uma formação sobre “Comunicação nas CEBs: da escuta à missão”. O encontro presencial aconteceu no salão paroquial da Paróquia Nosso Senhor dos Passos, em Cachoeiro.
Em sua reflexão, o presbítero destacou a comunicação proativa como ferramenta que antecipa e busca resolver problemas antes que surjam, enquanto a comunicação reativa responde a eventos ou solicitações após terem acontecido.
“Ambas são importantes, mas a comunicação proativa foca em ações preventivas e na criação de oportunidades, ao passo que a reativa lida com situações já estabelecidas, exigindo respostas e soluções imediatas”.
O evento contou ainda com oficinas e momentos de oração.
Muticom
Um mutirão é uma prática comunitária em que várias pessoas se reúnem em prol de um objetivo comum, geralmente com o intuito de resolver um problema ou realizar uma tarefa que beneficia todos os envolvidos.
Com isso, o Muticom promove a integração entre diferentes setores da comunicação, como jornalismo, mídias digitais e ação pastoral incentivando a formação de redes colaborativas e o fortalecimento do pensar e fazer comunicação na igreja particular de Cachoeiro de Itapemirim.
Fotos