A Paróquia São João Batista, em Muqui, iniciou uma formação para novos Ministros Extraordinários da Palavra de Deus e da Sagrada Comunhão. Segundo o pároco local, padre Enildo Genésio de Souza, os novos ministros “vêm para reforçar o grupo de ministros já existentes em nossa paróquia. Eles estão sendo formados para atuarem nas missas da matriz e nas comunidades. São homens e mulheres, pais e mães de famílias, trabalhadores e empregadores, são pessoas comuns que aceitaram o convite de Jesus para servi-Lo na Igreja”. Ao todo 205 pessoas estão em formação.
Os Ministros Extraordinários da Palavra e Comunhão surgiram na Igreja Católica após o Concílio Vaticano II com a finalidade de auxiliar os ministros ordenados na no serviço pastoral e na distribuição da comunhão. Também podem atuar nas mais diversas atividades. Os ministros são leigos que recebem a permissão para celebrar a palavra e distribuir a comunhão aos fiéis na missa, celebração da palavra ou levá-la aos doentes.
“Em nossa paróquia os ministros servem nas missas semanais e dominicais na matriz e nas comunidades. Além da distribuição da eucaristia na missa e celebrações os ministros tem a missão de administrar o viático para os doentes em estado grave de saúde; visitar os doentes periodicamente e levar a comunhão uma vez ao mês; realizar a celebração das exéquias na ausência do ministro ordenado; nos dias de adoração expor o Santíssimo Sacramento na ausência do ministro ordenado, mas não realizar a bênção”, explicou.
Os aspirantes já participaram de duas etapas da formação: sábado, 08 de março, assessorados pela Padre Carlos Renato Carriço Gomes – Vigário Paroquial e na terça-feira, 11, assessorados pelo seminarista Taylor Menine Ferrari – Síntese Pastoral.