Centenas de jovens estiveram reunidos em uma experiência única de fé, confraternização e amizade durante o 3° ToLoCão – Encontro Diocesano de jovens TLCistas do Treinamento de Liderança Cristã (TLC). O “ToLoCão” foi realizado no domingo, 03 de agosto, na Paróquia Divino Espírito Santo, em Muniz Freire, reunindo diversas atividades.
A programação teve início com a acolhida dos TLCistas e café da manhã, seguindo com Celebração Eucarística presidida pelo Pe. Josimar Pirovanni, assessor diocesano do Setor Juventude. “Tivemos a alegria de contar com a presença do Padre Josimar, que presidiu a Santa Missa, fortalecendo nossa caminhada espiritual. Também nos edificaram com suas palavras os palestrantes Masxuel e Bras, que trouxeram mensagens inspiradoras em suas matracas.
Após o almoço, o evento seguiu com dinâmicas e brincadeiras voltadas a evangelização dos jovens, inclusive com gincanas. Por fim, aconteceu o encerramento. “A Igreja precisa da juventude e a juventude necessita da Igreja”, afirmou Rayane Espolador de Almeida, coordenadora Diocesana do Setor Juventude.
A c Coordenadora da Comunicação Diocesana do TLC, Maiara Moraes relatou a experiência vivenciada no evento. “O Diácono Paulo Henrique encerrou nosso dia levando Jesus Eucarístico até nós, proporcionando um momento profundo de adoração e gratidão. Agradecemos a todos que se dedicaram para que este evento se tornasse realidade. Seguimos firmes, sempre em busca do Mais Alto.”
ToLoCão
O nome ToLoCão surgiu quando um jovem, durante um curso TLC, quis completar a sigla (TLC), dando um significado a ela e, assim completou dizendo: “TLC significa ToLoCão por Jesus”. Daí surgiu a ideia de utilizar esta expressão nos encontros diocesanos de jovens que já fizeram o Curso TLC.
TLC
O TLC é um movimento da Igreja Católica fundado pelo Padre Harold Rahm, na década de 60 e tem como principal carisma ser a “porta” de entrada do jovem na Igreja, formando Líderes para a Igreja e para vida própria. A proposta desse encontro é retirar o jovem do mundo e fazê-lo refletir sobre sua conduta e postura em casa, no trabalho, em seus estudos e na sociedade, julgar suas atitudes e posteriormente aceitar ou não o convite para uma mudança de vida cada vez mais voltada para os ensinamentos de Jesus Cristo.