O Bispo Diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, Dom Luiz Fernando Lisboa, CP, se uniu aos fiéis da Paróquia São João Batista, em Muqui, para a Ação Litúrgica dedicada à Paixão de Cristo, nesta Sexta-feira Santa, 18 de abril. Único dia do ano em que não há celebração de Missa, a Sexta-feira Santa é marcada pelos ritos que fazem memória ao martírio de Jesus, prevalecendo os momentos de silêncio e de reflexão.
A Ação Litúrgica foi vivida a partir das 15h, mesmo horário em que Cristo morreu na cruz para salvar a humanidade.
Um momento muito significativo é quando o sacerdote entra em silêncio e se prostra diante do altar. Deita-se com o rosto ao chão, e toda a assembleia, em pé ou de joelhos, observa. Não há cântico, não há voz. Há silêncio. Um silêncio que grita.
Este gesto é chamado de prostração. E ele carrega em si uma profundidade que toca o mais íntimo da alma. O corpo, lançado ao chão, revela a alma que se rende. É um gesto de adoração, de humildade, de penitência. É o reconhecimento da grandeza de Deus e da pequenez do homem.
Ao final da ação litúrgica, os fiéis juntamente com o bispo e os padre Enildo Genésio de Souza e Carlos Renato Carriço caminharam até a imagem de Cristo crucificado, para um singelo momento de reverência, preces e contemplação.
Fotos