O Movimento de Cursilhos de Cristandade é um movimento eclesial que, mediante um método próprio (querigmático-vivencial), possibilita a vivência do Fundamental Cristão (conversão aos valores do Reino de Deus) e ajuda a descobrir e a realizar a vocação pessoal, criando núcleos de cristãos (pequenas comunidades de fé) que irão fermentar de Evangelho os seus ambientes (familiar, profissional, social, político, religioso, etc).
O MCC chegou na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, nos anos de 1971, exatamente no dia 13 de maio, quando aconteceu o primeiro cursilho Masculino na diocese. Posteriormente, em 1972, foi a vez das mulheres ingressarem no movimento.
Nesses mais de 50 anos de evangelização em nossa Diocese, já foram realizados centenas de retiros para homens, mulheres e jovens (370). São mais de 20 mil de cursilhistas espalhados, atuando de forma ativa em comunidades, movimentos e pastorais, levando e vivenciando o principal objetivo do Movimento: a “evangelização dos ambientes” através do testemunho e ações práticas.
O MCC conta com bases atuantes em várias cidades da região sul capixaba, como Castelo, Atílio Vivácqua, Mimoso do Sul, Guaçuí, Muqui, Jerônimo Monteiro, entre outras.
A espiritualidade do MCC:
▶ Está centrada em Jesus Cristo, manifestação suprema do amor do Pai por seus filhos e filhas (cf. Rm 8, 39b), através da ação do Espírito Santo (Lc 4, 18);
▶ É alimentada pela Graça – Vida Divina consciente, crescente e comunicante – (Jo 6, 34-40; 4, 13-14), que leva a uma efetiva experiência de Deus;
▶ Está empenhada num processo de conversão integral e progressiva (Mt 5, 48; 18, 3; Lc 1, 17) que leve seus participantes à santidade (CHL 30);
▶ Concretiza-se na fermentação evangélica (Evangelização / Inculturação) dos ambientes (Lc 13, 21; 1Cor 5, 6; Gl 5, 9 ; Mt 5, 14).
Finalidade, objetivos e método:
Da definição extraímos as finalidades do MCC:
• Finalidade Imediata: vivência do fundamental cristão que significa viver a Graça, a Vida Divina em nós, realizando o Plano de Deus, anunciando seu Reino e seguindo a Cristo.
• Finalidade Mediata: convivência em núcleos/grupos/pequenas comunidades de fé presentes nos ambientes, procurando neles introduzir o fermento do amor, da fraternidade, da justiça, do perdão…
• Finalidade Específica: evangelização ambiental, com a qual se procura levar os cursilhistas a ser fermento dos valores do Evangelho nos seus próprios ambientes
O método do MCC se centra:
• Na seleção de ambientes e candidatos (pré-cursilho)
• No fomento de uma conversão autêntica e progressiva dos cursilhistas(cursilho)
• Na volta dos que viveram o cursilho ao lugar de onde saíram, seu acompanhamento nas tarefas de fermentar seus ambientes e sua vinculação vital com os outros cristãos comprometidos (pós-cursilho)
• Ele tem as seguintes características: querigmatico; cristocêntrico; testemunhal; pessoal. Caminho de conversão; comunitário e indutivo;
A estrutura na Diocese de Cachoeiro
A Escola Vivencial é um encontro periódico para a comunidade cursilhista com o intuito de vivenciar integralmente o Tripé Cristão ( Oração / Estudo / Ação ) e tendo como principal objetivo a formação integral dos seus participantes.
Na dinâmica dessa busca pelo conhecimento incluem-se a convivência fraterna, o estudo da Palavra de Deus e sua conscientização, a planificação racional da ação evangelizadora e os caminhos do MCC para atingir os seus objetivos. A Escola é, pois, fundamentalmente, vivencial.
Como Funciona?
As Escolas acontecem respeitando um calendário pré-definido e seguem uma programação de conteúdo a ser estudado durante todo o ano.
Nossas escolas acontecem quinzenalmente, às terças-feiras a partir das 19h30min.
Os principais objetivos das escolas vivenciais são:
-
Proporcionar a formação de responsáveis para o trabalho no Cursilho;
-
Atualizar a comunidade cursilhista acerca dos mais variados assuntos da sociedade sempre à luz do Evangelho e da posição oficial da Igreja;
-
Preparar Encontros para aprofundamento da Espiritualidade;
-
Oportunizar partilhas vivenciais entre os cursilhistas;
-
Proporcionar um ponto de encontro periódico para a comunidade cursilhista.
As nossas Escolas Vivencias são preparadas para abraçar tanto o cursilhista adulto quanto o jovem cursilhista.
O Grupo Executivo Diocesano é a equipe responsável pela coordenação do Movimento de Cursilhos de Cristandade na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim-ES.
Coordenador
Alex Faria Cordeiro
Vice Coordenador
José Márcio Gonçalves
Tesoureiro / Representante GA
Sérgio Profeta
Secretária
Cintia Coutinho
Pós-Cursilho
Lilian Peccini
Pré-Cursilho / 2° Tesoureiro
Matheus Altoé
Representante Jovem / 2° Secretário
Bernardo Malta de Palma
Eventos / Patrimônio
Nilza Mainette
SACERDOTES
Assessor Eclesiástico
Pe. Claudinei Bourguignon Mascarelo (Pe. Caio)
Diretor Espiritual
Monsenhor Dalton Menezes Penedo