CNBB aprova padre de Cachoeiro para direção do Centro Cultural Missionário

O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aprovou, nesta quarta-feira, 4 de março, dois novos nomes para funções estratégicas na estrutura pastoral da Conferência. As mudanças envolvem a área missionária e a subsecretaria adjunta de Pastoral, reforçando o trabalho de articulação da Igreja no Brasil em âmbito nacional e internacional.

Entre as nomeações está a do padre Antônio Valdeir Duarte de Queiróz, presbítero do clero da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, que passa a assumir as funções de diretor-geral do Centro Cultural Missionário (CCM) e assessor da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial. Ele sucede o padre Tiago Camargo, que foi aprovado para uma nova missão na própria CNBB.

O padre Tiago Camargo, que até então exercia as funções no CCM e na Comissão Missionária, foi confirmado como subsecretário adjunto de Pastoral da CNBB. Ele substitui Dom Jânison de Sá Santos, recentemente nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza (CE). A mudança integra o processo de reorganização interna da Conferência, garantindo continuidade aos trabalhos pastorais e missionários.

Ao comentar a nova missão, o padre Antônio Valdeir ressaltou que o serviço do assessor é essencialmente de comunhão e articulação. “A função que os assessores exercem acontece em comunhão com os quatro bispos membros da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB. É um trabalho colegiado, em sintonia com a presidência e com todas as forças missionárias do país”, afirmou.

A Comissão é presidida por Dom Maurício da Silva Jardim e conta ainda com Dom Esmeraldo Barreto de Farias, Dom Luiz Fernando Lisboa, bispo diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, e Dom Paulo Andreolli. A equipe de assessoria é composta por dois membros: irmã Eliane Santana e o padre Antônio Valdeir.

De acordo com o novo diretor do CCM, cabe à Comissão “favorecer e acompanhar a animação, a formação, a articulação, a informação e a cooperação missionárias da Igreja no Brasil e além-fronteiras”. Ele explica que a missão envolve múltiplas frentes de atuação. “Trabalhamos na articulação do Conselho Missionário Nacional (COMINA), que reúne as diversas forças missionárias e instituições como CRB, CNLB, POM, CNISB e o próprio CCM. Também acompanhamos de perto os 19 Conselhos Missionários Regionais (COMIREs), fortalecendo a unidade e a organização missionária em todo o território nacional”, destacou.

Outro eixo importante é a cooperação missionária internacional. Atualmente, a Igreja no Brasil mantém projetos de colaboração com países como Guiné-Bissau, Timor-Leste e Moçambique, promovendo intercâmbio de missionários e apoio às Igrejas locais. A Comissão também coordena a Pastoral dos Brasileiros no Exterior (PBE), acompanha o projeto Igrejas Irmãs — que fortalece a cooperação entre dioceses brasileiras — e anima iniciativas Ad gentes e além-fronteiras.

Para o padre Antônio Valdeir, assumir a direção do Centro Cultural Missionário significa ampliar o serviço à Igreja no campo formativo. “O CCM tem um papel fundamental na formação missionária e na preparação de agentes enviados além das fronteiras. É um espaço de reflexão, espiritualidade e capacitação para a missão”, afirmou.

 

Dados pessoais

• Nascimento: 03/11/1988 (37 anos), natural de Campos Sales (CE)

Formação acadêmica
• Especialização em Missiologia (2024): CCM/CNBB e Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília.
• Especialização em Comunicação Social: Serviço à Pastoral da Comunicação (SEPAC/Paulinas-SP).
• Curso Livre de Teologia (2015-2018): Instituto Interdiocesano de Filosofia e Teologia (CECATES).
• Licenciatura em Filosofia (2012-2014): Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo.

Histórico ministerial
• Pároco (2023-2026): Paróquia São José, em São José do Calçado, Diocese de Cachoeiro de Itapemirim (ES).
• Referencial da Comissão para a Ação Missionária Regional Leste 3 (2023-2026).
• Assessor do Conselho Missionário Diocesano (2019-2026).
• Pároco (2020-2023): Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Itaoca Pedra (Cachoeiro de Itapemirim -ES).
• Vigário Paroquial (2019): Catedral de Cachoeiro de Itapemirim (ES).
• Ordenação Presbiteral: 16/06/2019.
• Ordenação Diaconal: 22/12/2018.

Docência e colaborações
• Conselho Missionário de Seminaristas (2024): Arquidiocese de Vitória (ES).
• Professor (2019-2024): Escola Diaconal Santo Estevão, Diocese de Cachoeiro de Itapemirim (ES).
• Professor (2020-2022): Seminário Bom Pastor (Etapa do Propedêutico), Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Compartilhar Post:

Autor:

Diocese Cachoeiro

Últimas notícias