Cáritas das Dioceses de Cachoeiro e São Mateus promovem intercâmbio de experiências

No último sábado (23), agentes Cáritas da Diocese de Diocese de Cachoeiro de Itapemirim e da Diocese de São Mateus (norte do estado) socializaram experiências voltadas para a ação Cáritas nas Paróquias, tendo em vista a organização e o fortalecimento da rede.
Para isso, o momento contou com a participação da coordenadora da Cáritas de São Mateus, Cristiane Bronzoni, e a agente da Cáritas Paroquial de Jaguaré, Marinalda Guinazzi. Ambas partilharam a experiência vivenciada na Diocese do norte capixaba.
"A troca de experiência foi muito rica, o que nos faz amar ainda mais a missão de ser Cáritas" afirmou Cristiane.
Os agentes Cáritas da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim demonstraram muita força e potencial para o fortalecimento da ação nas Paróquias. Segundo Jhone Souza, assistente social da Cáritas na Diocese, "ser Cáritas é exatamente um encantamento e um desafio".
Cáritas Paroquial
Trata-se da constituição de equipes de voluntários nas Paróquias, com a assessoria da Cáritas Diocesana. Essas equipes são formadas e acompanhadas para execução de projetos e ações socioambientais com ênfase nas demandas locais.
Atualmente a Diocese de Cachoeiro conta com cinco paróquias que possuem Equipes paroquiais da Cáritas. Há também outras paroquiais no processo de construção.
É neste sentido que faz com que a missão Cáritas seja de fato o elo estre o evangelho e a ação prática, defendendo e promovendo toda a forma de vida com dignidade.

