Celebração da Misericórdia

Manhã Penitencial reúne Bispo e Sacerdotes para momento de confissão sacramental

Os Presbíteros da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim se uniram ao nosso Bispo Diocesano Dom Dario Campos em um momento de reflexão, penitência e confissão.

 

Reunidos na manhã desse dia 21 de março na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, situada na localidade de Paineiras, pertencente a Paróquia Nossa Senhora do Amparo (Itapemirim), os Sacerdotes participaram da Celebração da Misericórdia.

 

Em conversa com o Padre Gelson de Souza, Pároco da Paróquia São Sebastião e Diretor Comercial da Rádio Diocesana, Dom Dario e alguns Presbíteros relataram a importância deste momento reflexivo e de espiritualidade com Deus.

 

Perguntado sobre o motivo de ter escolhido a Igreja de Paineiras, Dom Dario Campos falou que “a Capela é uma propriedade que estava ligada à Usina Paineiras. E no mês passado o proprietário da Usina Paineiras doou e passou para a nossa Diocese a Capela juntamente com a Casa Canônica. Então, esta foi uma oportunidade dos nossos padres conhecerem a Igreja do Sagrado Coração de Jesus."

 

Veja o depoimento do nosso Bispo Diocesano e de alguns Sacerdotes presentes na Celebração da Misericórdia:

 

 

Dom Dario Campos – Bispo Diocesano da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

 

“O momento é de muita alegria, porque nós e os padres sempre estamos incentivando todos os leigos a participarem e realizarem sua confissão. E essa manhã ficou reservada para nós, o Bispo e todos os padres, para celebrarmos, sentir essa graça de Deus, a graça da absolvição dos pecados.

 

Nós também fazemos parte do povo de Deus, esse povo santo e pecador, e precisamos também da absolvição da graça de Deus. Recomendo a todos a participarem da Semana Santa e fazerem a sua confissão, para que possamos ter uma excelente Páscoa e que Jesus ressuscitado ressuscite em cada coração, na nossa vida, em nossas comunidades e na nossa Diocese."

 

 

Padre Walter Luiz Barbiero Milaneze Altoé – Pároco da Paróquia São Pedro Catedral, Diretor Geral da Rádio Diocesana e Representante dos Presbíteros da Diocese de Cachoeiro

 

“É uma alegria muito grande viver este momento. Grande parte do nosso presbitério aqui presente, nosso Bispo presidiu a Celebração da Misericórdia aqui conosco. Nós que possibilitamos essa mesma vivência com nossas comunidades, nossas paroquias, hoje também pudemos experimentar e vivenciar esse sacramento tão especial, o sacramento da confissão, sacramento este que nos traz muito presente a misericórdia de Deus em nossa vida.

 

Eu como padre, mas também como cristão, vivenciar este momento é fundamental dentro do tempo da quaresma, poder ter esse encontro pessoal e eclesial com o amor misericordioso de Deus. Todos nós padres podemos viver isso comunitariamente. Foi de fato um momento muito especial para vivenciarmos ainda mais a nossa vida de Pastores da Igreja.”

 

 

Padre Thiago da Silva Vargas – Reitor do Seminário Maior São João Maria Vianney

 

“A confissão, não só para o Presbítero mas para o cristão de forma geral, é de suma importância neste tempo quaresmal como uma oportunidade que nós temos de parar diante de Deus e reconhecer a grandeza do seu amor, da sua misericórdia. Por meio desse reconhecimento (podemos) fazer contato com a nossa fragilidade humana e perceber que nós ainda temos muito o que fazer para estarmos de fato em comunhão com o projeto de Deus.

 

Por isso precisamos, por meio do arrependimento, fazer esse caminho da mudança de vida. O fato de pararmos diante do Sacerdote, do ministro ordenado, Presbítero, para fazer este exercício de confessar nossos pecados, nos faz reconhecer essa fragilidade e experimentar a misericórdia que nos dá a possibilidade de começar um novo tempo, um caminho novo, que é também símbolo da nossa condição de nova criatura assumida pela ressurreição de Jesus.”

 

 

Frei Silvestre Brunoro – Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Consolação, de Cachoeiro de Itapemirim.

 

“Como todo povo de Deus, que caminha para o Reino Celeste, nós também, os Padres, somos frágeis e necessitamos da misericórdia de Deus. E com isso a Celebração Penitencial, o Sacramento da Confissão, nos ajuda nesse processo como ajuda a qualquer outro cristão.

 

É importante que a gente também tenha essa experiência da misericórdia e do amor de Deus que nos perdoa, da oportunidade que Ele nos dá de crescermos na graça d’Ele.”

 

 

 

Compartilhar Post:

Autor:

Últimas notícias