O bispo Diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa CP, recebeu nesta quinta-feira, 16 de maio, a visita da Superiora Geral da Congregação das Filhas de Nossa Senhora do Monte Calvário (FNSMC), Madre Maria Zilda Fontes que está em visita canônica nas Comunidades Religiosas da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, nas cidades de Marataízes e Alegre. O encontro aconteceu na Cúria Diocesana e, na ocasião, a Madre compartilhou um pouco o objetivo desta visita.
“Estou aqui para me encontrar com as irmãs presentes nesta Igreja particular e partilhar com elas a fidelidade ao carisma e o compromisso como consagradas ao Senhor e, sobretudo, reavivar essa missão junto à elas”.
A Visita Canônica consiste em conhecer as diversas realidades das FNSMC, nas muitas comunidades em que estão presentes no Brasil e no mundo. É uma visita fraterna que acontece um tempo de graça para rever a vida pessoal, comunitária, apostólica e de oração, além de analisar a situação das casas e missão a qual as irmãs estão inseridas, trazendo revigoramento e renovação.
“Fiquei feliz em conhecer a missão das irmãs na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. A contribuição delas me parece importante, pois, estão inseridas em diversas pastorais, como a Pastoral Carcerária, a Pastoral da Saúde e muitas outras. Isso é importante para igreja, para congregação e para sociedade.”
A Congregação das irmãs FNSMC, fundada no século XVII pela Santa Italiana Virgínia Centurione Bracelli. As irmãs FNSMC procuram viver o mistério da cruz seguindo Jesus no Calvário. A Santa Fundadora desta Congregação empenhou-se em socorrer os fugitivos que se aglomeravam nas praças após a guerra. Afastado o perigo da invasão, em um cenário de calamidade, Virgínia passou em revista a cidade inteira sempre preocupada com a promoção humana e dignidade da pessoa especialmente aquelas que vivem seus Calvário as vezes fruto do pecado, injustiça social e do poder. Surgia assim o carisma das irmãs FNSMC.
“Hoje me encontro no Brasil visitando as comunidades em missão, posteriormente, visitarei as Comunidades da Argentina e retornarei a casa Geral em Roma (Itália).”