O dia de Santo Antônio, celebrado nesta quinta-feira, 13, reuniu centenas de fiéis que participaram da Santa Missa para pedir por graças, agradecer pelas bênçãos alcançadas e homenagear o “santo casamenteiro”. Na Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Rio Novo do Sul, a Celebração Religiosa aconteceu no final da tarde.
A Missa Solene foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa CP, concelebrada pelos padres Joselito Ramalho Nogueira e Dalton Meneses e animada por toda a Paróquia Santo Antônio de Pádua. Em Sua homilia, Dom Luiz destacou a importância do santo na história da Igreja.
“Ele é tão importante para nós (Igreja), que em 1946 foi proclamado Doutor da Igreja pelo Papa Pio XII por conta da sua leitura da Palavra de Deus e expertise nas Sagradas Escrituras. Por ser um verdadeiro pregador do Evangelho, ele recebeu o título de ‘Pregador Evangélico’. Santo Antônio, após ingressar na Ordem Franciscana, foi enviado para Marrocos para pregar o Evangelho aos muçulmanos. No entanto, na viagem, o navio quase naufragou e ele teve que retornar a Portugal. Durante sua viagem de volta, ocorreu um evento significativo que mudaria o curso de sua vida. Ele encontrou-se com um grupo de franciscanos que estava indo para a cidade italiana de Assis, e, assim, conheceu São Francisco de Assis pessoalmente”.
Preparada com muito zelo, a imagem principal de Santo Antônio foi levada pelos fiéis durante a tradicional procissão luminosa do padroeiro da cidade. As famílias aproveitaram o feriado municipal para participar das comemorações.
Exemplo disso é a Stefani Geovana, de 24 anos. Acompanhada do marido e da filha bebe, ainda no colo, ele saiu de Sidrolândia para participar da procissão e da missa. “Eu acho muito importante participar das atividades da igreja, principalmente com minha família, para agradecer a Deus por todas as bençãos”, contou ela, muito empolgada e com o coração cheio de fé. É a primeira vez que ela participa do evento.
As festividades de Santo Antônio tiveram programação intensa que começou no dia 1 de junho, com a novena, missas, apresentações culturais e quermesse.