Paróquia São João Batista

Setor:

Área Pastoral Vales do Café

Telefone:

(28) 3554-1161

E-mail:

paroquiademuqui@hotmail.com

Funcionamento na Secretaria Paroquial:

Seg à Sex: 07h30 às 17h | Sáb: 08h às 12h

Confissões:

Segunda, Terça, Quarta e Sexta: 08h às 11h – 14h às 16h

Pároco:

Pe. Enildo Genésio de Souza

Endereço:

Rua Cel. Luiz Carlos, 55 – Centro 29.480-000 – Muqui – ES

Redes Sociais

História da Paróquia

Criada em 02 de fevereiro de 1924 a Paróquia São João Batista, em Muqui, reúne 34 Comunidades Eclesiais de Base.

Pároco: Pe. Enildo Genésio de Souza

Vigário Paroquial: Carlos Renato Carriço Gomes

Síntese Pastoral: Seminarista Taylor Menine Ferrari

Diácono Permanente: João Batista Ribeiro de Vasconcelos

Diácono Permanente: Naércio Henrique Gualandi Castanhi

Igreja São João Batista

Em Muqui, a Matriz São João Batista, de arquitetura eclética, internamente é belíssima: a capela-mor ostenta pinturas do italiano Giuseppe Irlandi, os altares foram construídos em mármore carrara e os vitrais, que foram doados pelas famílias abastadas da cidade, completam a magnitude do templo.

A pintura que se refere à “Decaptação de São João Batista”, na lateral superior do altar-mor, é cópia da mesma cena a óleo de autoria de Giambattista Tiepolo, datada de 1732-33, que se encontra na Capela Colleoni, em Bérgamo, Itália. A pintura lateral esquerda inferior que expressa “João repreende Herodes” é cópia de Giovanni Fattori (1825-1908) e encontra-se em Florença, na Galleria dell’ Accademia, portanto deve ser um quadro em moldura. Por fim, a principal cena central do altar, “O Batismo de Jesus”, é cópia de uma pintura a óleo sobre cobre de 1750, de Corrado Giaquinto, nascido em Molfetta em 1703, falecido em Nápoles em 1766, cuja escola era um misto da pintura italiana, francesa e espanhola do séc. XVIII, e encontra-se na 2ª. Capela lateral esquerda da Igreja de Santa Maria dell’ Ortto, igualmente consagrada a São João Batista, em Roma, na Itália.

A imagem do Divino Espírito Santo, suspensa no teto da cúpula da capela–mor em gesso é também de autoria do arquiteto russo, Waldemir Bogdanoff, especialista em edificações de tetos pesados e modelador, como também o da Matriz de Santa Rita de Cássia, na Praia do Canto. Um grande sino foi doado por Nelson Damasceno em setembro de 1951. Os vitrais foram fabricados parte em São Paulo (11) e no Rio de Janeiro (4) e doados à igreja por famílias muquienses. Os caixilhos de ferro de todos os 33 vitrais foram fabricados pelos Irmãos Moraes. Imagens da Paixão de Cristo circundam suas laterais até a bacia batismal. A mobília da sacristia, confessionários e púlpitos foram confeccionados na Serraria São Francisco e a porta posterior e os 30 bancos da nave, cômodos e artísticos, com divisões no encosto em formato de cadeira, para proporcionar conforto aos fiéis, pelo marceneiro José Dercy, que utilizou a madeira nobre de nome gorubu. A matriz é a 3° igreja erguida em Muqui, sendo que as construções foram sobrepostas.

Clero

Pe. Enildo Genésio de Souza

Pe. Carlos Renato Carriço Gomes

Horários de missas

Missa
Domingo
08h, 19h
Missa
Domingo
08h, 19h