Uma multidão de fiéis se reuniu em Ibatiba nesta segunda-feira, 07 de outubro, para as celebrações em homenagem a Nossa Senhora do Rosário, a padroeira do município do Caparaó capixaba. Ao longo do dia, centenas de católicos participaram das homenagens na Igreja Matriz, no centro, seguindo uma tradição que já dura 39 anos.
A procissão deixou a Praça Geraldo Cabral de Miranda por volta das 9h e seguiu pelas ruas do Centro da cidade. Decorada por flores, a imagem de Nossa Senhora do Rosário foi acompanhada pelos fiéis. Muitos acenando de sua casa em homenagem a padroeira. O cortejo seguiu até a Igreja Matriz.
Uma das devotas presentes foi a aposentada Maria Aparecida Gonçalves, que participa da festa há mais de 30 anos. Ela disse que fez questão de ir à cerimônia para agradecer por todas as graças alcançadas ao longo da vida.
“Meu falecido marido sofreu um acidente muito grave e, mesmo assim, Nossa Senhora sustentou sua vida por 18 anos. Meus filhos são todos casados, com saúde, estudados. Só tenho a agradecer. Tive uma vida muito difícil, mas Deus e Nossa Senhora me acolheram e hoje estou aqui”, declarou Maria Aparecida.
Segundo a aposentada, que estava acompanhada dos netos, a devoção à Nossa Senhora do Rosário é uma tradição familiar, transmitida de geração a geração. “Peço a Papai do Céu que repita por muitos e muitos anos a vinda da gente aqui”, afirmou.
Celebração Solene
A procissão culminou com a Missa Solene celebrada por padre Antônio Tatagiba Vimercat, representante dos presbíteros na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. A Eucaristia foi concelebrada pelo pároco local, padre Fábio Eduardo de Lima Santos e por padres da Área Pastoral Montanhas do Caparaó. Em sua homilia, Padre Tatagiba ressaltou a importância do Rosário para a Igreja Católica, como uma herança contra a heresia.
“Em 1202 tinha uma ameaça contra a Igreja por heresia. Heresia é aquilo que tira a igreja do caminho, que tira o cristão da sua profissão de fé. Por isso, São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Pregadores (dominicanos), teve a intercessão de Nossa Senhora do Rosário para ajudar no caminho”, comentou o presbítero ao recordar que a Virgem Maria, segundo a tradição, ensinou São Domingos a oração do rosário. A história aponta que o santo espanhol estava no sul da França, lutando contra a heresia albigense quando, um dia, na capela em Prouille, implorou a Nossa Senhora que o ajudasse, pois sentia que não estava conseguindo quase nada. A Virgem apareceu-lhe segurando um rosário e ensinou-lhe a recitá-lo.
Tatagiba também lembrou que em 1571, aconteceu a batalha naval de Lepanto, quando o cristianismo foi ameaçado pelos turcos. O presbítero explicou que frente ao perigo iminente, o Papa São Pio V pediu aos fiéis que rezassem o rosário pedindo pelas forças cristãs.
“O papa chamou a Igreja para esse compromisso profundo, afinal toda a Europa estava ameaçada. Para se ter uma ideia, por conta da ameaça dos otomanos, até hoje, a Igreja convive com as consequências deste ataque. Templos da época foram profanados e danificados e, por conta disso, a décadas passam por processos complexos de restauração. Alguns desses trabalhos já duram 20 anos”, comentou.
“Hoje, o Papa Francisco nos convida para um dia de oração, penitencia e jejum pela Paz. O mundo atravessa um momento difícil e o Papa chama, justamente no dia de Nossa Senhora do Rosário para fazermos juntos este dia de sacrifício pela paz. Por isso, devemos hoje – tendo ou não o hábito de rezar o rosário – reza-lo”.
Homenagem
Ao final da celebração, uma bela homenagem à Nossa Senhora do Rosário contou com a participação dos representes do movimento “Terço Missionário”. Enfileirados no corredor central da matriz, os ‘tercistas missionários’ acolheram algumas crianças que, vestidas de anjos, levaram ao altar, juntos deles, dezenas de rosários. Os objetos religiosos compuseram o cenário perfeito para uma emocionante coroação que contou com a participação do padre Fabio Eduardo, do Diácono Ronivon Garcia de Carvalho e do seminarista Marciel Zucoloto Pizetta. Encerrando as festividades, padre Fabio agradeceu aos voluntários, apoiadores, lideranças e fiéis.
Fotos: