XIII Encontro Nacional da PJ: Jovens do sul do ES representam a Diocese de Cachoeiro no Maranhão

Desde o dia 12 de janeiro já se encontram em São Luís, no Estado do Maranhão, centenas de jovens de todas as regiões do Brasil para participar do XIII Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ). O evento é um momento em que a Pastoral da Juventude (PJ) se reúne em uma diocese para refletir, partilhar e celebrar a vida e a caminhada dos grupos de jovens. O encontro é realizado a cada três anos e conta com dois delegados da diocese de Cachoeiro de Itapemirim e do Regional Leste3 da CNBB: os jovens Kayc Rosa – coordenador diocesano da PJ de Cachoeiro e Antônio Campos – assessor diocesano da PJ e referencial para o Setor Juventude do Regional Leste 3.

Com o tema central “Na toada dos grupos de jovens, o guarnicê da esperança!” e com o lema “Gritar a utopia do Reino em toda parte”, inspirado no pensamento do padre católico Hilário Dick, o encontro começou no Largo da Capela de São Pedro, em São Luís, com missa presidida por Dom Vilson Basso, Presidente da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB e bispo da Diocese de Imperatriz (MA), e co-celebrada por Dom Antônio Fontenelle da Diocese de Humaitá (AM), e o Padre Everaldo Araújo, Vigário Geral da Arquidiocese de São Luís.

Na celebração foi destacada a identidade da Pastoral da Juventude, suas bandeiras e a cultura maranhense. Um dos momentos mais marcantes foi a subida do boi Esperança pelas escadarias da capela de São Pedro para cumprir uma promessa, ressaltando a riqueza das tradições locais.

No encerramento da celebração, a secretária nacional da Pastoral da Juventude, Wanessa Freire, junto com toda a coordenação da PJ do Brasil, declarou oficialmente aberto o XIII Encontro da Pastoral da Juventude. Esse momento também integrou as atividades abertas ao público geral, permitindo que famílias acolhedoras, pjoteiros e pjoteiras das bases e da história da PJ, além de outros participantes, vivenciassem a mística e o espírito do encontro.

“Uma experiência fantástica que levaremos para nossa Diocese de Cachoeiro. Um misto de cultura e sentimentos”, afirmou Kayc.

Os assessores e os especialistas estão conduzindo com os jovens, no decorrer da semana, várias atividades, contemplando temas como o Concílio Vaticano II, o projeto de revitalização da Pastoral Juvenil da América Latina, políticas públicas e direitos para a juventude, as diretrizes da ação evangelizadora da Igreja do Brasil, a Campanha Nacional contra a Violência e o Extermínio de Jovens, entre outros. A proposta visa possibilitar um amplo olhar sobre a realidade juvenil brasileira a partir das experiências dos grupos de jovens.

Segundo Antônio Campos, essa edição do encontro marca uma etapa fundamental no processo de evangelização da juventude. “Temos a oportunidade de encontrar e viver a juventude brasileira com sua beleza e diferenças culturais e unidos pelo amor à Igreja e a Pastoral da Juventude”, destacou o Antônio, pedindo: “estaremos aqui até o próximo domingo (19 de janeiro), junte-se a nós na oração”.

Compartilhar Post:

Autor:

Diocese Cachoeiro

Últimas notícias