Neste sábado, 22 de fevereiro, a Arquidiocese de Vitória celebrou a Solene Celebração Eucarística para a posse de seu 5° Arcebispo Metropolitano, Sua Excelência Reverendíssima, Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ. A cerimônia ocorreu na Catedral Metropolitana de Vitória e reuniu uma grande quantidade de fiéis. A cerimônia contou com a presença de 17 bispos, entre eles, Dom Luiz Fernando Lisboa, CP, representante da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.
A solenidade começou às 8h15, quando as autoridades civis locais foram cumprimentadas na Praça da Catedral. Entre os presentes, o Governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, e os Prefeitos de Vitória e Vila Velha, Lorenzo Pazolini e Arnaldo Borgo, respectivamente. Em seguida, a acolhida e a cerimônia de posse começaram, marcando um momento significativo na trajetória da Arquidiocese. Dom Ângelo, conhecido por seu trabalho social nas favelas de São Paulo, recebeu calorosas boas-vindas da comunidade.
A celebração contou com a presença de Dom Odilo Pedro Sherer, Cardeal e Arcebispo Metropolitano de São Paulo e bispos de diversas dioceses, além de sacerdotes, religiosos e religiosas, além de representantes de pastorais e autoridades civis e militares.
Representando a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, também estiveram presentes os padres: Enildo Genésio de Souza, pároco da Paróquia São João Batista, em Muqui; Carlos Renato Carvalho, pároco da Paróquia São Filipe, em Cachoeiro e Carlos Renato Carriço Gomes, vigário paroquial da Paróquia São João Batista, em Muqui. Os seminaristas: Taylor Menini, Welington Salviete e Matheus Luiz também participaram da solenidade.
Durante a cerimônia, foi lida a Bula Papal que nomeou Dom Ângelo como novo arcebispo. O báculo, símbolo de sua missão pastoral, foi entregue por Dom Dario Campos, OFM. Após este importante gesto, Dom Ângelo foi conduzido à cátedra (cadeira usada como símbolo do poder que o bispo possui de ensinar e guiar aos fiéis), em seguida, Dom Ângelo assumiu a presidência da Santa Missa.
Em sua homilia, expressou gratidão pela acolhida calorosa e destacou seu compromisso com a evangelização e o fortalecimento das comunidades locais. “Chego com o coração aberto para servir e caminhar junto com o povo capixaba, buscando sempre a construção de uma Igreja viva e atuante”, afirmou.
Dom Dario Campos, agora arcebispo emérito, recebeu homenagens pelo seu dedicado pastoreio à frente da arquidiocese. Ele agradeceu a colaboração de todos durante seu ministério e desejou bênçãos ao sucessor.
Dom Ângelo Mezzari
Dom Ângelo Ademir Mezzari, membro da Congregação Rogacionista do Coração de Jesus, foi nomeado pelo Papa Francisco em 30 de dezembro de 2024, sucedendo a Dom Dario Campos, que renunciou ao cargo após completar 75 anos.
Natural de Forquilhinha, Santa Catarina, Dom Ângelo nasceu em 2 de abril de 1957. Ingressou no Seminário Rogacionista Pio XII em 1969 e foi ordenado sacerdote em 22 de dezembro de 1984. Ao longo de sua trajetória, destacou-se em áreas como pastoral vocacional, comunicação social e formação teológica. Antes de sua nomeação como arcebispo de Vitória, atuava como bispo auxiliar na Arquidiocese de São Paulo, na Região Ipiranga, desde setembro de 2020.
Dom Ângelo preside também a Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
Fotos
