Neste fim de semana, dias 22 e 23 de março, Cachoeiro de Itapemirim acolhe um momento de profunda espiritualidade e renovação para centenas de participantes do Repasse do ENF – Encontro Estadual de Formação, promovido pela Renovação Carismática Católica (RCC/ES). O encontro acontece no Ginásio Poliesportivo Theodorico de Assis Ferraço (Ferração).
Com um cronograma repleto de momentos de oração, pregação, adoração e reflexão, o retiro oferece uma experiência única de encontro com Deus e fortalecimento da fé dos carismáticos, onde a palavra central é “Pela virtude do Espírito Santo, transbordei de Esperança”. Com este tema, o retiro convida cada participante a vivenciar a esperança que brota do coração, transformada pela ação do Espírito Santo.
A jornada no sábado, 22, começou bem cedo, com a oração do Santo Terço, em um gesto de intercessão diocesana, levando todos os participantes a se unirem em oração pelas intenções da Igreja e das comunidades. O clima de acolhida e oração, conduziu os fiéis a um ambiente de paz e disponibilidade para ouvir a Palavra de Deus.
Na primeira pregação conduzida por Valdilene Turini, coordenadora do Ministério da Pregação, “fomos chamados a refletir sobre Jesus como nossa verdadeira esperança, ancorada na promessa de salvação e força (Hebreus 6, 19). Esse convite à esperança é aprofundado na segunda pregação, por Rondnélio Sartori, presidente diocesano da RCC de Cachoeiro de Itapemirim que, em sua pregação, nos desafiou a sermos tomados que nos leva à santidade, como nos ensina o poema de Santa Teresinha: Far-me-ei santo, sê-lo-ei depressa (baseado nos Salmos 118, 147b e 149b)”, explicou Samara Oliveira, participante do encontro e coordenadora da Pascom na Área Pastoral Serrana.
Entre os momentos de pausa, adoração e intervalos, os fiéis participaram de um workshop sobre os ministérios, onde foi oferecido conhecimento prático e espiritual para o fortalecimento do serviço e da missão dentro da Igreja e dos grupos de oração.
Neste domingo, 23, o encontro também começou com a oração do Santo Terço, “unindo todos em um clamor pela intercessão de Maria, que será lembrada durante a terceira pregação, conduzida por Selma Cantão, Secretária Geral da RCC/ES”, explicou Samara. “O olhar de Maria Santíssima, nossa Mãe, é apresentado como o exemplo supremo de esperança e testemunho de confiança em Deus, conforme a passagem: Não estou eu aqui, que sou a tua mãe? (cf. João 2, 1-11)”.
Neste domingo, a jornada espiritual segue com mais momentos de reflexão e oração, incluindo a pregação de Maria Helena, presidente estadual da RCC/ES. “Maria Helena vai falar sobre o Espírito Santo e como Ele nos transborda em virtude de esperança em nossos grupos e onde estivermos”. Durante o retiro, também ocorrerá o simbólico momento de acendimento das velas, um gesto que representa a luz de Cristo que deve brilhar em nos corações dos fiéis e nas igrejas durante ano.
O encerramento do retiro será com a Santa Missa, presidida por Padre Luiz Serafim, diretor espiritual do movimento, marcando o envio de todos os carismáticos, que retornarão às suas comunidades renovados na fé e cheios de esperança.
“O Repasse do ENF é, sem dúvida, um convite para que todos os envolvidos possam experimentar a ação do Espírito Santo e viver a esperança que transcende as dificuldades da vida cotidianae em seus grupos de oração. Que este retiro seja uma oportunidade de renovação espiritual, de encontro profundo com Deus e com os irmãos na fé, tornando-se uma verdadeira fonte de transformação e bênçãos para todos”, finalizou.
Fotos

Texto colaborativo com Samara Oliveira, coordenadora da Pastoral da Comunicação (Pascom), na Área Pastoral Serrana.