Na manhã dessa quinta-feira, 27 de março, Dom Luiz Fernando Lisboa, bispo diocesano, se encontrou com os seminaristas menores para um momento de espiritualidade e partilha. Participaram também alguns padres envolvidos na formação dos seminaristas.
A visita aconteceu no Seminário Propedêutico Bom Pastor, em Cachoeiro de Itapemirim. “Foi uma visita muito produtiva! Dom Luiz, conduziu uma conversa coletiva conosco onde, na ocasião, conhecemos um pouco da história e do rico testemunho missionário do nosso bispo. Foi uma experiência enriquecedora. É sempre bom estar ao lado de uma figura religiosa com tanta sabedoria e espírito de missionário, como o nosso bispo”, expressou o seminarista Kewin Cabral Rodrigues Santos.
O encontro finalizou com um almoço no local. Logo após, os seminaristas voltaram às suas atividades acadêmicas.
Seminário Diocesano
O Seminário Diocesano foi criado em 1987, com duas casas de formação: Seminário de Filosofia “Bom Pastor”, em Cachoeiro de Itapemirim, com suas Diretrizes Básicas de Orientação do Seminário, e Seminário de Teologia “São João Maria Vianney”, em Cariacica. Inspirando-se nos documentos da Igreja sobre a formação presbiteral, sobretudo, no documento da CNBB “Formação dos Presbíteros na Igreja do Brasil” (nº 30), começa a formação na própria diocese, tendo como paradigma as cinco dimensões: humano-afetivo-sexual, espiritual, comunitário-eclesial, intelectual e pastoral.
Com o transcorrer do tempo, muitos passos foram dados, chegando-se à conclusão da necessidade do Propedêutico, como fase de discernimento vocacional. O mesmo foi instalado em Cachoeiro, junto ao Seminário de Filosofia. Devido à realidade sócio-cultural da diocese, tornou-se também necessária a criação do Seminário Menor, como comunidade educativa que levasse os jovens candidatos a um reto discernimento da própria vocação e do desenvolvimento das qualidades e aptidões humanas, cristãs e apostólicas, necessárias para a opção ao ministério presbiteral.
Em 1997, diante de novas situações sócio-eclesiais, o preocesso de formação necessitou se readaptar: o Seminário de Filosofia intalou-se em Cariacica, e em agosto de 1999, constituiu-se o Seminário Maior “São João Mria Vianney”, composta por dois grupos de vida (filosofia e teologia), permanecendo o Propedêutico no Seminário “Bom Pastor”, em Cachoeiro.