No último domingo, 30 de março, IV Domingo da Quaresma, muitos presbíteros da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim optaram por vestir uma casula rosa. É possível que o padre ou religioso, ao escolher esta cor, tenha feito algum comentário sobre seu significado antes de começar a missa.
Ainda que a escolha da cor e os comentários possam trazer esclarecimentos aos paroquianos, a verdade é que as vestimentas já têm séculos de tradição na Igreja Católica. Há um profundo significado simbólico na cor litúrgica rosa.
Esta cor, usada somente duas vezes em todo o ano litúrgico, associa-se tradicionalmente a um sentido de alegria em um período de penitência. O padre usa rosa para nos recordar que a temporada de preparação está chegando ao fim e a grande festa está próxima, neste caso, a festa da Páscoa do Senhor.
Outra ocasião em que os padres católicos podem usar uma casula rosa é o terceiro domingo do Advento. Este é o Domingo da Alegria, porque a maior parte do Advento, tempo de conversão e preparação para o Natal, já passou.
Então, quando vemos a cor rosa na missa, somos convidados a alegrar-nos: a estação da penitência está acabando e se aproxima a celebração da Ressurreição ou do Nascimento de Cristo, segundo cada época litúrgica.
As Cores
A liturgia da Igreja Católica é rica em símbolos e significados, os quais expressam o que se crê e vive no cotidiano do decorrer do Ano Litúrgico. Nessa dinâmica da liturgia, há as cores litúrgicas que diz do mistério celebrado e experienciado na vida cristã. Vejamos a seguir as seis cores e sobre o uso de cada uma delas:
Verde
É a cor usada nos domingos do Tempo Comum e também nos dias da semana. Simboliza a esperança.
Branco
É usado nas “Missas do Tempo Pascal e do Natal do Senhor. Além disso, é também usado nas celebrações do Senhor, exceto as da Paixão; nas celebrações da Bem-Aventurada Virgem Maria, dos Anjos e dos Santos não Mártires; nas solenidades de Todos os Santos (1º de novembro); de São João Batista (24 de junho) e nas festas de São João Evangelista (27 de dezembro). A cor branca é também usada na celebração da Cadeira de São Pedro (22 de fevereiro) e na conversão de São Paulo (25 de janeiro)” (cf. IGMR, n. 346).
As cores dourada e prateada podem ser usadas nos dias festivos em substituição ao branco.
A cor azul também pode ser usada nas Festas e Solenidades da Santíssima Virgem Maria.
Vermelho
Lembra o fogo do Espírito Santo, por isso é a cor de Pentecostes. Também lembra sangue, e é a cor usada nas Festas dos Santos Mártires, no Domingo da Paixão (Domingo de Ramos) e na Sexta-feira Santa.
Roxo
A cor roxa é usada no Tempo do Advento e da Quaresma. Pode usar-se também nos Ofícios e Missas de defuntos.
Preto
A cor preta pode ser usada, onde for costume, nas Missas pelos defuntos conforme está na “IGMR”. Esta é uma cor pouco utilizada.
Rosa
O rosa é usado, onde for costume, nos Domingos Gaudete (III do Advento) e Laetare (IV da Quaresma).