O padre Juliano Ribeiro Almeida foi empossado canonicamente, como novo pároco da paróquia Santo Antônio de Pádua, em Rio Novo do Sul, nesta terça-feira, 13 de maio, em missa com rito de posse canônica, presidida pelo bispo diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa CP, e concelebrada por alguns padres da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, e a presença de diáconos, seminaristas, autoridades e paroquianos. Padre Juliano assume a paróquia após retornar de uma experiência espiritual na França, na comunidade Nossa Senhora da Vida Instituto Notre Dame de Vie. Ele substitui o Dom Joselito Ramalho Nogueira, ordenado Bispo de “Tino” e Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião, no Rio de Janeiro (RJ), no dia 27 de abril. A celebração também foi transmitida pela equipe paroquial da Pastoral da Comunicação.
Após a saudação inicial, Dom Luiz solicitou ao candidato ao Diáconato Permanente, Edivaldo Trés, a leitura do decreto de nomeação, em seguida, o padre Juliano fez a profissão de fé diante do bispo e da comunidade paroquial, e na continuidade seguiu-se a Liturgia da Palavra. Na aclamação do Evangelho o novo pároco recebeu das mãos do bispo o Evangeliário e proclamou o Evangelho, recordando que uma das funções do pároco é o anúncio da Palavra. Depois da homilia, o padre Juliano renovou as promessas sacerdotais e o bispo lhe entregou as chaves da igreja e do sacrário, e ambos se dirigiram à Capela do Santíssimo Sacramento para um breve momento de oração. Na sequência, padre Juliano recebeu os Santos Óleos e o bispo o declarou empossado, cedendo a sédia (cadeira do padre).
Antes dos ritos finais, a comunidade paroquial dirigiu mensagem de acolhida ao novo pároco e aconteceu a leitura da ata. Juliano, em suas palavras, agradeceu a Deus, ao bispo pela escolha para estar ali junto dos fiéis e afirmou que deseja caminhar junto com eles, dando continuidade a tudo que foi construído e, em oração, expôs seu desejo de estar sempre à disposição do Espírito Santo para, nas palavras do presbítero, trabalhar e servir a Deus e aos irmãos.
A Solenidade também foi acompanhada por paroquianos das paróquias Nossa Senhora das Graças (Cachoeiro de Itapemirim), Nossa Senhora do Amparo (Itapemirim) e Nossa Senhora da Penha (Alegre) onde, por anos, padre Juliano serviu como pároco.
Fotos
