No 59° Dia Mundial das Comunicações, celebrado neste domingo, 01 de junho, Solenidade da Ascensão do Senhor, a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, por meio do Pe. José Carlos Ferreira da Silva, Vigário Episcopal para Comunicação e Pároco da Paróquia Nosso Senhor dos Passos, convida à reflexão sobre o papel do comunicador, fundamentado na mensagem do Papa Francisco para esta data: “PARTILHAI COM MANSIDÃO A ESPERANÇA QUE ESTÁ EM VOSSOS CORAÇÕES”. O tema, em sintonia com o Jubileu Ordinário da Esperança, destaca a centralidade de Jesus Cristo como a própria Esperança a ser partilhada.
Em um cenário global marcado por guerras e conflitos, o Padre José Carlos ressalta a existência de uma “guerra de narrativas”, onde a desinformação e as “fake news” proliferam. Nesse contexto, a comunicação deve ser um instrumento de pacificação, começando pelo desarmamento dos corações em todas as esferas de relacionamento: família, trabalho e sociedade.
A mensagem enfatiza que a comunicação deve construir pontes de diálogo e escuta, partindo de um coração permeado pela paz e pela esperança. O comunicador é chamado a refletir sobre o que realmente está partilhando com o próximo, lembrando que a essência da comunicação reside naquilo que se carrega no interior.
Recentemente, o Papa Leão XIV recordou aos jornalistas a inseparabilidade da comunicação da história e do tempo. Ele alertou para a importância de comunicar a verdade, combatendo a desinformação e a polarização, que representam um desserviço à humanidade. Em seu apelo final, Leão XIV convida todos os comunicadores a serem “comunicadores de esperança”.
Em suma, a reflexão proposta pelo Padre José Carlos Ferreira da Silva, em consonância com as mensagens papais, sublinha a urgência de uma comunicação que, em meio aos desafios contemporâneos, seja portadora da esperança em Jesus Cristo, promovendo a paz, o diálogo e a verdade com mansidão e integridade.