Celebração de Corpus Christi

Néia Gava

 

O mês de junho sempre chega com datas muito significativas e, até mesmo, divertidas para o catolicismo. Mas a que, particularmente, é muito especial é a celebração de Corpus Christi, pois neste dia homenageia-se um dos princípios mais importantes da Igreja Católica: a Eucaristia.

Em outras palavras, essa celebração se trata de solenidade em honra ao Corpo de Cristo, que acontece sessenta dias após a Páscoa. Aqui, tem-se a tecitura da fé e da aliança: enquanto a Páscoa celebra a morte e a ressureição de Cristo, o Corpus Christi rememora a Última Ceia de Jesus com os apóstolos, momento em que foi instituída a Eucaristia.

Assim, celebrar esse momento grandioso do catolicismo é festejar a aliança que Jesus Cristo fez com a humanidade, bem como enaltecer, com muita fé, a Sua presença nesse Sacramento, simbolizado pelo pão e pelo vinho, que expressam o corpo e o sangue de Jesus.

Homenagear a Eucaristia é, portanto, demonstração de fé, pois lembra aos fiéis que devem estar constantemente em obediência ao Senhor, mantendo o costume em memória Dele, assim como ordenou em sua Última Ceia, conforme consta em Coríntios 11:24: “Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”.

Para coroar essa importante celebração do catolicismo, surgiu a tradição dos tapetes, que são planejados e confeccionados por grupos de religiosos. Cada tapete representa, com cuidado, cenas e símbolos da fé católica, atraindo os fiéis para visitações, reflexões e muitas orações.

Celebrar Corpus Christi é muito mais que um feriado religioso. É homenagear a Eucaristia, que denota o Corpo de Cristo. É alimentar a fé por meio do pão e do vinho ofertados em celebrações eucarísticas. É ser obediente ao Senhor.

Compartilhar Post:

Autor:

Néia Gava

Últimas notícias