Carmelo São José celebra 27 anos de presença orante na Diocese de Cachoeiro

Na manhã desta quinta-feira, 20 de junho, o Carmelo São José, no distrito de Soturno, em Cachoeiro de Itapemirim, celebrou 27 anos de fundação com uma solene missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa CP. A celebração reuniu amigos, benfeitores, fiéis da comunidade e religiosas carmelitas para um momento de profunda gratidão e espiritualidade.

Dom Luiz  destacou a importância da presença contemplativa do Carmelo na vida da Diocese. “Os parabéns são para a nossa Diocese, porque é uma bênção ter a presença de uma comunidade contemplativa aqui. As irmãs estão nesse mosteiro rezando por toda a humanidade, pela Igreja, pelo Santo Padre e por todos nós. É um dom precioso e silencioso que sustenta espiritualmente nossa caminhada pastoral e missionária,” afirmou o bispo.

Ele também reforçou o apelo pela paz. “Pedimos às irmãs que rezem muito pela paz, porque o mundo precisa de paz. Rezemos junto com elas por essa intenção tão urgente.”

irmã Maria Salete, madre superiora, expressou a alegria das irmãs por esta data tão significativa. “Hoje celebramos 27 anos de presença orante, contemplativa em nossa Diocese. Dom Luiz Fernando veio presidir a Santa Missa com a presença de muitos amigos, benfeitores e de todo o povo de Deus que sempre nos acompanhou nesses anos.” Ela ressaltou a missão espiritual do Carmelo: “a importância de um Carmelo em uma Diocese é saber que alguém reza por você todos os dias, em todos os momentos. Rezar é cultivar a paz, e neste tempo em que o mundo sofre com guerras e injustiças, nossa missão é ainda mais necessária.”

Além da vida de oração, a comunidade também acolhe o sofrimento e as alegrias do povo. “Recebemos muitas intenções, das mais felizes às mais doloridas. O coração da Carmelita é um espaço para todos, especialmente os mais pobres e discriminados. Nosso carisma contempla a todos, sem exceção”, explicou a religiosa.

Ao final, Dom Luiz deixou uma mensagem de agradecimento e incentivo à vocação das irmãs carmelitas. “Que Deus fortaleça a vocação de cada irmã, para que continuem sendo luz silenciosa e intercessora no coração da nossa Diocese.”

Foi em 20 de junho de 1998 que essas religiosas, vindas de Fortaleza, Ceará – a “Terra do Sol”, como elas próprias se referiam à sua origem –, atenderam ao chamado do então bispo diocesano, Dom Luiz Mancilha Vilela ss.cc. Desde então, as irmãs do Carmelo São José têm se dedicado a uma vida de oração e intercessão pela Igreja particular de Cachoeiro de Itapemirim, tudo sob a bênção de São Pedro, o apóstolo.

 

Fotos

Compartilhar Post:

Autor:

Diocese Cachoeiro

Últimas notícias