No último domingo, 6 de julho de 2025, a Paróquia São José, de Mimoso do Sul, celebrou com alegria e gratidão seus 90 anos de fundação. A data marcou quase um século de caminhada a serviço do Evangelho, sendo um marco na história da Igreja Católica no sul do Espírito Santo. Com uma programação especial, a comunidade se reuniu para celebrar a trajetória de fé construída com dedicação, esperança e missão.
As comemorações começaram no sábado, 05, com a celebração de um casamento comunitário, quando 20 casais oficializaram sua união na Igreja Matriz, às 17h. O momento foi de emoção e bênçãos, reafirmando o valor do matrimônio cristão na vida paroquial. Já no domingo, 06, a Missa Solene aconteceu às 9h, presidida pelo pároco, Pe. Gracione Augusto Alves, e concelebrada pelos padres Clebson de Souza Rodrigues (vigário paroquial) e Tiago Malanquini (pároco da Paróquia Divino Espírito Santo), com a presença dos diáconos permanentes: Luiz Machado, Edson Mozelli Vargas, Antônio Coutinho da Silva e Vitor Santiago Lacerda. A celebração foi marcada por profunda espiritualidade e ação de graças.
Após a missa, a comunidade se reuniu para um almoço festivo no ginásio de esportes, aberto a todos os paroquianos que quiseram participar. O encontro foi uma verdadeira expressão de comunhão, partilha e alegria. “Foi um momento muito forte de oração, de celebração e de agradecimento, além de renovar as bênçãos de Deus para continuarmos nossa missão de discípulos missionários”, afirmou padre Gracione.
Uma história construída com fé e dedicação
A Paróquia São José foi criada em 5 de julho de 1935 por Dom Luiz Scortegagna, então bispo da Diocese do Espírito Santo, sendo desmembrada da Paróquia São João Batista de Muqui. O primeiro pároco foi Monsenhor Elias Tomasi, que tomou posse no dia 9 de julho do mesmo ano. Durante duas décadas, Monsenhor Elias desempenhou um notável trabalho evangelizador, até seu falecimento em 4 de março de 1955.
Nos anos seguintes, a paróquia foi brevemente administrada pelos Padres Redentoristas, e, a partir de 1956, passou para os cuidados dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus. Nesse período foi criada a Obra Social São José Operário, uma importante iniciativa com foco na promoção social e na transformação da realidade local — e que continua ativa até os dias atuais.
Em 1968, os Missionários do Sagrado Coração deixaram a paróquia, e o cuidado pastoral passou aos padres diocesanos. O primeiro pároco diocesano foi o Pe. José Hilário Carnielle, auxiliado por Pe. Ériton Luiz Cortat Nery. Ambos deram início à reestruturação paroquial, adquirindo um terreno para construir a nova casa paroquial e sede da Obra Social. Em 1973, após o desligamento de Pe. Hilário, Pe. Ériton assumiu como pároco e conduziu a paróquia com zelo e dedicação por décadas, até seu falecimento em 2020.
Em 2016, a paróquia foi parcialmente desmembrada com a criação da Paróquia Imaculada Conceição, no distrito de Conceição de Muqui, facilitando o atendimento pastoral da região.
Ao longo de sua história, a Paróquia São José foi guiada por diversos padres que deixaram marcas profundas em sua missão evangelizadora. Entre eles: Pe. Eduardo Lima, Mons. Antônio Rômulo Zagotto, Pe. Job Nelson Peixoto, Pe. Ademir Camargo, Pe. Eduardo Sérgio Magalhães, Pe. Olímpio Sobrinho, Pe. José Carlos Fernandes, Pe. Joselito Ramalho Nogueira (hoje, bispo auxiliar do Rio de Janeiro), Pe. Demerval Gomes, Pe. Gilberto Silva, Frei Joel Villaruel, entre outros.
Hoje, a paróquia conta com 50 comunidades eclesiais de base, uma diversidade de pastorais e movimentos vivos e atuantes. Está sob a liderança do pároco Pe. Gracione Augusto Alves e do vigário paroquial Pe. Clebson de Souza Rodrigues, com o apoio dos diáconos permanentes Luiz Machado, Edson Mozeli Vargas, Vítor Santiago Lacerda e Marco Antonio Coutinho da Silva.
“Com 90 anos de história, a Paróquia São José segue sendo sinal do amor de Deus no meio do povo, firme na missão de evangelizar, formar discípulos e promover a vida em todas as suas dimensões. Que São José continue intercedendo por esta comunidade tão querida, para que nunca faltem coragem, fé e generosidade no serviço ao Reino.” Afirma Padre Gracione.