O recesso letivo do Seminário Diocesano “São João Maria Vianney” teve início na última segunda-feira, dia 30 de junho. Contudo, mesmo em tempo de pausa acadêmica, os seminaristas seguem firmes em sua vocação missionária, dedicando-se a diversas atividades pastorais e formativas espalhadas por diferentes regiões do Brasil.
Durante a primeira semana do recesso, os seminaristas das etapas discipular (Filosofia) e configurativa (Teologia) colaboram nas atividades pastorais de suas paróquias de origem ou de estágio. Além desse compromisso local, muitos também estão envolvidos em experiências enriquecedoras e missionárias promovidas em outras dioceses e regiões.
▶️Confira algumas das principais ações:
📍 Jerônimo Monteiro (ES)
De 30 de junho a 04 de julho, os seminaristas Alef Fernandes, João Lucas Nunes e Gabriel Bolari participaram do Retiro dos Presbíteros, com ênfase em Liturgia e Música, contribuindo com seus dons e aprofundando a espiritualidade ao lado dos padres da Diocese.
📍 São Paulo (SP)
De 07 a 21 de julho, os seminaristas Marcos José Serafim e Wellington Salviete estarão em missão com a Pastoral do Povo de Rua, levando acolhimento, escuta e solidariedade aos irmãos em situação de vulnerabilidade social.
📍 Domingos Martins (ES)
Entre os dias 17 e 20 de julho, o seminarista Marciel Zucoloto Pizetta participará do Encontro Ampliado de Iniciação à Vida Cristã do Regional Leste 3, aprofundando o processo catequético de iniciação e evangelização.
📍 Amazônia – Missão no Barco Laguna Negra
De 07 a 25 de julho, os seminaristas Pedro Henrique De Angeli e Gabriel Martins embarcam na missão fluvial pelo Amazonas, atendendo comunidades ribeirinhas e vivenciando de perto a realidade da Igreja missionária na região amazônica.
📍 Teresina (PI)
De 21 a 27 de julho, os seminaristas Danilo Andrade e Alex Braz de Azevedo representarão nossa Diocese no 5º COMINSE – Congresso Missionário Nacional de Seminaristas, oportunidade de troca de experiências, formação e animação vocacional.
“Essas atividades são expressão concreta da formação integral que os seminaristas recebem: uma formação que une oração, estudo, vida comunitária e ação missionária.” Comenta o reitor do Seminário Maior, padre Alci Monteiro Dias.
Divulgação