Encontro reúne zeladores e cuidadoras das casas paroquiais

A Casa de Encontro “Maria Mãe da Igreja”, em Jerônimo Monteiro, recebeu nesta segunda-feira, 14 de julho, o “Encontro de Zeladores e Cuidadores de Casas Paroquiais”.

Com 94 participantes de diversas Paróquias da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, os colaboradores tiveram a oportunidade de se aprofundarem em diversos temas relacionados ao cotidiano da Igreja, foi um momento de fé e reflexão.

O pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Pe. Claudinei Bourguignon Mascarelo (Pe. Caio) participou do encontro, dando início à formação com sua fala e uma oração acolhedora.

Às 09h30, a nutricionista Francielle Brito falou sobre a alimentação e a culinária saudável. Os participantes aprenderam, desde as regras fundamentais para melhorar o dia a dia, até às técnicas mais avançadas de preparação de alimentos. Ao longo da formação também foram apresentadas dicas de compra dos alimentos, observação das datas de validade, composição nutricional, higienização, armazenamento e preparo.

Dando seguimento ao encontro, a litúrgica Maria Luiza Cotta Zanardo apresentou técnicas eficientes para ganho de tempo e bem-estar no dia a dia.

“A sua maneira de ver e pensar. Pensar o individual mas, também, trazendo para o coletivo: na forma de amar, acolher, a convivência fraterna, empatia e a ética no ambiente de trabalho. Por isso, usamos uma abordagem ampla com uma dinâmica envolvendo todos os participantes. Com suas palavras, eles puderam expressar: como se sentem no trabalho; a realização do trabalho deles e a importância desse trabalho para a igreja; falar sobre a convivência com novos párocos e vigários e muito outros assuntos”.

A especialista também falou da limpeza e conservação dos objetos litúrgicos presentes nas casas paroquiais e templos, além da postura dos colaboradores, ressaltando a importância do bom acolhimento para aqueles que buscam o ambiente religioso.

“O respeito ao sagrado implica nos devidos cuidados dos objetos sacros e litúrgicos, como a limpeza e a ornamentação; no cuidado com vestuário, ou seja, como lavar e cuidar dos paramentos dos padres e religiosos. São coisas básicas, mesmo que seja para fazer uma faxina, quem tem contato com o sagrado precisa ter esse cuidado de estar devidamente vestido”.

Ao final todos puderam se confraternizar em um grande almoço coletivo e sorteio de brindes. O evento foi organizado pelo Vicariato Episcopal para Ação Social da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

“Nossa dica para esse encontro é viver a vida ao máximo, focando no gratidão e no positivismo, pois são essas as chaves para ser feliz. Além de acreditar em si mesmos, acreditar também em Deus! Somos obras de arte criadas por Deus, por isso, devemos sempre cuidar, mas também sermos cuidados”, finalizou Maria Luiza.

 

Fotos

Compartilhar Post:

Autor:

Diocese Cachoeiro

Últimas notícias