Homens da Fé se Reúnem no VII Encontro Diocesano do Terço dos Homens

No último sábado, dia 19 de julho, a Paróquia Nossa Senhora da Penha, no bairro BNH, em Cachoeiro de Itapemirim, acolheu uma grande demonstração de fé, devoção e fraternidade. Centenas de homens vindos de diversas paróquias do sul do Espírito Santo participaram do VII Encontro Diocesano do Terço dos Homens, promovido pela Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Com o tema “Terço dos Homens: Somos peregrinos da esperança” e o lema inspirado em Romanos 12,12 “Fortes na fé, alegres na esperança”, o encontro teve como proposta fortalecer a espiritualidade dos homens que integram o movimento em suas comunidades.

A programação iniciou às 13h30 com a acolhida dos participantes, seguida por momentos de oração, formação e confraternização. A palestra foi conduzida pelo diácono Walber dos Santos Almeida, assessor eclesiástico diocesano para o Terço dos Homens. Em seguida, houve a recitação do terço em procissão pelas ruas do bairro, conduzida pelo coordenador estadual Glayson Lozer, encerrando com a Santa Missa presidida por Dom Décio Sossai Zandonade, SDB, bispo emérito de Colatina, no norte do Espírito Santo.

Fábio de Souza, está assumindo a coordenação diocesana e destacou o papel transformador do Terço dos Homens: “É um movimento que nasceu para resgatar os homens para a Igreja e vem crescendo a cada ano. O homem entra no grupo, começa a rezar e passa por uma transformação. Ele volta para casa um homem novo.”

Carlos Roberto de Oliveira, membro da da comunidade São Cristóvão (Paróquia N. Sra. da Penha), emocionou-se ao falar sobre a importância do encontro em sua paróquia:  “O Terço dos Homens vai muito além de rezar as contas. Ele nos torna homens melhores. Em tempos de violência, especialmente contra as mulheres, o movimento nos ensina a contemplar, a respeitar e a transformar nosso dia a dia. Maria, figura feminina tão forte, acolhe cada um de nós e nos ensina o valor da sensibilidade e da fé”, afirmou.

Glayson Lozer, coordenador estadual e representante do movimento a nível nacional, destacou o crescimento do Terço dos Homens na Diocese de Cachoeiro: “É um crescimento gradual e contínuo. Desde o primeiro encontro na Paróquia Nossa Senhora das Graças até hoje, vemos um movimento que se consolida e se renova. Esse crescimento não é mero proselitismo, é fruto direto da ação do Espírito Santo.”

Religioso de forte devoção e amor pela Virgem Maria, Dom Décio Sossai Zandonade emocionou os presentes com sua reflexão sobre o poder do rosário: “O terço é uma forma simples, popular, mas profunda de conhecermos mais a Cristo. Ao meditar os mistérios do rosário, passamos por toda a vida de Jesus. E é por meio de Maria que nos aproximamos Dele. A verdadeira Penha, a verdadeira Rocha, é Cristo.”

 

Fotos

Compartilhar Post:

Autor:

Diocese Cachoeiro

Últimas notícias