O cachorro Grandão, que desapareceu durante a Caminhada de Nossa Senhora do Amparo, há 17 dias, foi encontrado na manhã desta terça-feira, 12 de agosto, em Cachoeiro de Itapemirim, se deslocando para Soturno as margens da rodovia ES 164.
Ele está sendo examinado por veterinários em Castelo. O cachorro saiu junto com os fiéis no dia 27 de julho da comunidade de Limoeiro, em Castelo, com destino ao município de Itapemirim.
Grandão percorreu o trajeto até Itaóca Pedra e depois acompanhou os caminhantes da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo, organizadora da caminhada, até Cachoeiro, onde se perdeu.
Segundo Mauro Romanelo, presidente da ONG Patas Carentes, a informação que recebeu é que esse percurso foi percorrido de carro pelos fiéis de Itapemirim, o que justificaria o fato do cachorro ter ficado para trás.
“Já vim a Cachoeiro cinco vezes em busca do Grandão. Dessa vez o encontrei 10 quilômetros do local indicado, perto da rotatória da Rodovia do Frade, já indo para Soturno. Ele anda muito”, relata.
Mauro conta que imaginou que o cachorro poderia tomar essa direção, já que seria o percurso natural da Caminhada de Nossa Senhora do Amparo no retorno a Itapemirim.
O presidente da ONG Patas Carentes conta que Grandão é o xodó da comunidade castelense e que todos estão muito aliviados por encontrá-lo são e salvo.
E agradece a todos que se envolveram nessa busca porque as pessoas avisavam quase em tempo real onde Grandão tinha sido visto.
“Mas como ele anda muito, quando chegávamos ele já tinha se deslocado para outro bairro. Mas somos muito gratos por todos que nos apoiaram, a Igreja, aos veículos de imprensa, todos”, conclui.
Fotos