Muqui recebe o 73º Encontro de Folia de Reis com bênção na Paróquia São João Batista

A cidade de Muqui viveu um momento de fé, cultura e tradição neste fim de semana, dias 29 e 30 agosto, com a realização do 73º Encontro Nacional de Folia de Reis, reunindo cerca de 50 grupos inscritos de diferentes localidades. O evento reafirma a força desta manifestação religiosa e cultural, que mantém viva a devoção aos Santos Reis e a identidade popular da região sul capixaba.

“Para nós (católicos) a celebração de reis é muito importante. Celebramos o Dia dos Santos Reis em 6 de janeiro, e isso, tem origem na tradição que lembra o dia que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita de três Reis Magos (Belchior, Gaspar e Baltazar), que vieram do oriente, guiados por uma estrela. O evangelista Mateus foi quem narrou esse acontecimento”, explicou o pároco local, padre Enildo Genésio de Souza.

A programação contou com a bênção das companhias de Reis, realizada às 16h, na Igreja Matriz de São João Batista, conduzida pelo pároco Pe. Enildo, com a presença dos padres João Batista Maroni (Paróquia Sagrada Família) e Evaldo Praça Ferreira (Paróquia Nossa Senhora das Graças), dos diáconos Naércio Henrique Gualandi Castanhi e José Carlos Moisés Turbay, além do seminarista Taylor Menine Ferrari. A celebração foi marcada por momentos de oração, cânticos e o envio das folias, fortalecendo o compromisso de cada grupo em anunciar a Boa Nova do Menino Deus pelas casas e comunidades.

“As folias caminham de casa em casa, fazendas, vilas, bairros, convidando os fiéis a descobrirem a estrela da graça que leva a Deus, por isso, a importância da benção dos foliões aqui na Matriz, antes de irem fazerem suas visitas. Eles veem ao encontro de Cristo, na Igreja e, a partir daqui, levam essa mensagem da ‘boa nova’ aos outros”, detalhou o presbítero.

O encontro também contou com a presença de autoridades civis, entre elas o prefeito de Muqui, Sérgio Luiz Anequim (Dr. Camarão), o secretário municipal de Cultura, Anderson Colucio Muchuli, e o prefeito de Marataízes, Antônio Bitencourt (Toninho), além de outras lideranças que prestigiaram a tradição centenária.

“Mais do que um evento cultural, a Folia de Reis em Muqui é expressão de fé popular e testemunho da religiosidade do povo, que une famílias, fortalece comunidades e mantém viva uma devoção transmitida de geração em geração”, destacou o bispo diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa CP, que prestigiou o primeiro dia das apresentações, 29.

O 73º Encontro Nacional de Folia de Reis foi realizado pelo Município de Muqui com o apoio da Paróquia São João Batista, da Associação Comercial e Empresarial de Muqui (ACE Muqui) e contou com recursos da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), por meio da Secretaria da Cultura (Secult), com apoio da Associação do Folclore de Muqui. A edição deste ano teve sua programação ampliada, com apresentações folclóricas, painéis temáticos, rodas de conversa, oficinas e atividades com mestres e foliões, reforçando a importância da preservação e transmissão das manifestações culturais às novas gerações.

 

Fotos:

Fotos: Pascom Paroquial da Paróquia São João Batista

 

Compartilhar Post:

Autor:

Diocese Cachoeiro

Últimas notícias