No próximo dia 22 de outubro, às 19h, será realizada a Mesa “Memórias Missionárias em Moçambique”, com a participação de Dom Luiz Fernando Lisboa, CP, bispo de Cachoeiro de Itapemirim, e da Professora Doutora Patrícia Teixeira Santos, da UNIFESP/PPGH e UFAM. O encontro integra a programação do XVI Seminário Nacional de Educação das Relações Étnico-Raciais Brasileiras, que acontece entre os dias 21 e 24 de outubro, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Durante o evento, será lançado o livro “Memórias Missionárias em Cabo Delgado (2001-2021)”, de autoria de Dom Luiz, obra que narra duas décadas de experiência missionária em Moçambique. Lançado pela primeira vez em março, na Catedral de São Pedro, em Cachoeiro de Itapemirim, o livro traz um testemunho de fé e compromisso com os mais pobres, revelando o cotidiano de um povo que resiste em meio à dor e à guerra.
Com uma escrita simples e profunda, Dom Luiz relata os desafios vividos na província de Cabo Delgado, região marcada pela pobreza e por uma insurgência armada que desde 2017 provoca milhares de mortes e o deslocamento de mais de um milhão de pessoas.
Conhecido internacionalmente por denunciar as injustiças e os ataques em Cabo Delgado, Dom Luiz , através do livro, faz um apelo para que as guerras africanas não sejam esquecidas. “As pessoas continuam vivendo debaixo de lonas, de favor, em quintais. Hoje há escassez de recursos, inclusive na Igreja. Das 50 guerras atuais no mundo, cerca de 30 estão na África, e a de Cabo Delgado é uma das mais tristes, marcada por êxodos e destruição”, alertou.
Com 216 páginas, a obra reúne relatos, memórias e reflexões do período em que Dom Luiz atuou como missionário e depois como bispo de Pemba, em Moçambique. O livro conta ainda com contribuições de pesquisadores e professores, entre eles a Dra. Patrícia Teixeira Santos, Dr. Nuno de Pinho Falcão, Dra. Keith Valéria Barbosa e Camila Castro de Souza. Toda a renda obtida com a venda dos exemplares será destinada à Cáritas Diocesana de Pemba, que atua no acolhimento e apoio a famílias afetadas pela guerra.
A Mesa “Memórias Missionárias em Moçambique” promete ser um momento de reflexão e partilha sobre fé, solidariedade e compromisso social, aproximando a academia e a missão em um mesmo horizonte de esperança.
Serviço
Mesa “Memórias Missionárias em Moçambique”
Data: 22 de outubro
Horário: 19h (quarta-feira)
Local: Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Participantes: Dom Luiz Fernando Lisboa, CP, e Profa. Dra. Patrícia Teixeira Santos (UNIFESP/PPGH UFAM)
Atividade integrante do: XVI Seminário Nacional de Educação das Relações Étnico-Raciais Brasileiras (21 a 24 de outubro)
Lançamento: Livro “Memórias Missionárias em Cabo Delgado (2001-2021)”
Destinação da renda: Cáritas Diocesana de Pemba, Moçambique