Onze representantes da Diocese de Cachoeiro participam da 37ª Semana Nacional de Liturgia em Indaiatuba (SP)

Onze representantes da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim participam, entre os dias 27 e 30 de outubro, da 37ª Semana Nacional de Liturgia, promovida pelo Centro de Liturgia Dom Clemente Isnard, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP). O evento, que tem como tema “Ritos e preces para iniciar à vida cristã”, conta com o apoio da Comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB, da Rede Celebra e da Associação dos Liturgistas do Brasil (ASLI).

A edição deste ano tem como proposta aprofundar a compreensão da liturgia como caminho teológico e meio de transmissão da fé, destacando como a experiência ritual ultrapassa o âmbito simbólico e se torna fonte de conhecimento e linguagem fundamental da fé cristã.

Segundo o padre Cristian Vieira Batista, assessor diocesano para a Liturgia, o tema é particularmente relevante no atual contexto pastoral da Igreja no Brasil:

“Este ano, o foco é sobre rituais e preces na iniciação à vida cristã. A ênfase principal é no ritual de iniciação para adultos, também conhecido como catecumenato, uma prática tradicional da Igreja que tem ganhado nova compreensão e valor nos dias atuais.”

A programação foi estruturada para abordar, em cada dia, as diferentes etapas do processo de iniciação à vida cristã, com base no Ritual de Iniciação Cristã de Adultos (RICA). O conteúdo contempla os quatro tempos do processo — pré-catecumenato, catecumenato, purificação e iluminação, e mistagogia — e as três grandes etapas que configuram os fiéis à vida em Cristo. Além das reflexões teóricas, os participantes vivenciam momentos litúrgicos práticos, com cantos, ações rituais e ambientação do espaço sagrado.

Para o padre Carlos Henrique Dias, coordenador diocesano da Iniciação para a Vida Cristã (IVC), a Semana Nacional de Liturgia oferece muito mais do que um estudo técnico:

“A participação na Semana Nacional de Liturgia, tem sido uma oportunidade para reflexões profundas sobre os ritos de iniciação cristã para adultos, especificamente o rica.”

O encontro reúne equipes de liturgia e catequistas de todo o país, fortalecendo a centralidade da liturgia no processo evangelizador. Entre os participantes está Maria de Lourdes Fiorido, 64 anos, catequista instituída da Paróquia São Pedro Apóstolo, de Venda Nova do Imigrante, que destacou a dimensão espiritual e comunitária do evento:

“O encontro tem promovido momentos de profunda reflexão para os participantes, tanto a nível individual quanto comunitário. A celebração litúrgica deve refletir a vida cristã, ao mesmo tempo que a experiência diária deve ser enriquecida pelos ritos.”

Compartilhar Post:

Autor:

Diocese Cachoeiro

Últimas notícias