De 6 a 14 de dezembro de 2025, a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim promoverá a Semana Diocesana dos Direitos Humanos, que trará como tema “Promover a vida, defender a dignidade: a Igreja em missão pelos Direitos Humanos”. A iniciativa celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro) e marca o primeiro aniversário da Comissão Diocesana de Justiça e Paz, criada para fortalecer a presença e a atuação da Igreja nas causas sociais e na defesa da vida em todas as suas dimensões.
Com o propósito de envolver todas as paróquias e comunidades, a Semana propõe momentos de escuta, reflexão e ação concreta em favor da dignidade humana. Inspirada na Doutrina Social da Igreja e no Evangelho de Jesus Cristo, a programação busca despertar a consciência sobre as diversas formas de violação de direitos na região e incentivar atitudes de reparação, solidariedade e promoção da justiça.
Em carta divulgada nesta sexta-feira, 31 de outubro, a Comissão de Justiça e Paz ressaltou que os Direitos Humanos abrangem dimensões civis, sociais e econômicas — incluindo o direito à vida, liberdade, igualdade, educação, saúde, cultura, meio ambiente, trabalho, moradia e alimentação digna. O documento também destacou a importância das políticas públicas como instrumentos essenciais para a efetivação desses direitos e para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.
Durante a Semana, as paróquias serão convidadas a realizar gestos simbólicos e proféticos em defesa dos Direitos Humanos, de acordo com suas realidades locais. Cada comunidade também será incentivada a dar visibilidade às pastorais sociais e iniciativas que já atuam na promoção da justiça e da dignidade humana.
Entre os principais objetivos da Semana estão:
- Promover o diálogo entre comunidades, pastorais e movimentos sobre as violações de direitos na região;
- Fortalecer a compreensão dos Direitos Humanos como parte do Evangelho e da missão da Igreja;
- Estimular ações concretas que contribuam para reparar ou prevenir violações de direitos no território paroquial.
O ponto alto da programação será a Missa na Catedral de São Pedro, em Cachoeiro de Itapemirim, no dia 10 de dezembro, às 18h30, presidida por Dom Luiz Fernando Lisboa, CP, bispo diocesano. A celebração será também em ação de graças pelo aniversário de ordenação presbiteral de Dom Luiz Fernando. A Comissão Diocesana convida especialmente os coordenadores dos Conselhos Pastorais Comunitários (CPCs) e Conselhos Pastorais Paroquiais (CPPs) de todas as paróquias e comunidades eclesiais de base.
As comunidades que não puderem participar da celebração na Catedral são encorajadas a organizar momentos locais de oração e reflexão sobre os desafios e conquistas na área dos Direitos Humanos, em datas oportunas dentro da Semana Diocesana.
Segundo a Comissão Diocesana, a Semana Diocesana dos Direitos Humanos se apresenta como um convite à reflexão, à comunhão e ao compromisso cristão com a vida, a dignidade e a justiça — valores que estão no coração da missão evangelizadora da Igreja.