O bispo diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, Dom Luiz Fernando Lisboa, CP, participou na tarde de segunda-feira, 3 de novembro, da abertura do Seminário Internacional “Pedagogia da Alternância: 90 anos contribuindo na Formação e Desenvolvimento das Comunidades”, realizada no município de Domingos Martins, na região serrana do Espírito Santo. Também esteve presente na abertura o Vigário Episcopal para a Comunicação, padre José Carlos Ferreira da Silva.
O evento, promovido pelo Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (MEPES), conta com o apoio da Associação Internacional dos Movimentos Familiares de Formação Rural (AIMFR) e da Secretaria de Estado da Agricultura, reunindo cerca de 250 participantes, entre educadores, gestores públicos, representantes de organizações sociais e lideranças comunitárias.
O seminário tem como propósito fortalecer o projeto político-pedagógico dos Centros Familiares de Formação em Alternância (CEFFAs) e valorizar a Pedagogia da Alternância como uma estratégia de formação integral, que une o aprendizado escolar à prática comunitária e ao desenvolvimento local sustentável e solidário, com base nos princípios da agroecologia.
Durante a programação, os participantes refletiram sobre os 90 anos da Pedagogia da Alternância no mundo e os 50 anos da AIMFR, debatendo os avanços, desafios e perspectivas dessa metodologia educacional, hoje presente em diversos países. Também foram discutidas as possibilidades de expansão dos CEFFAs, sem perder de vista seus princípios fundadores, e o papel da educação rural na promoção da sustentabilidade e na superação das crises sociais, ambientais e geopolíticas da atualidade.
Em sua fala, Dom Luiz Fernando Lisboa destacou a relevância da Pedagogia da Alternância para a formação humana e cristã dos jovens do campo, conectando o tema do seminário ao décimo aniversário da Encíclica Laudato Si, do Papa Francisco.
“Neste ano de 2025, nós estamos completando dez anos da Laudato Si, a encíclica do Papa Francisco que fala sobre o cuidado da nossa casa comum. Ela trouxe uma leitura profunda da realidade do mundo a partir da situação do campo e do cuidado com a natureza. O Papa foi muito atento às diversas realidades e necessidades de debate que o mundo precisava enfrentar, e o cuidado com a casa comum foi um deles”, afirmou Dom Luiz.
O bispo lembrou ainda que, após a Laudato Si, o Papa Francisco escreveu também a encíclica Laudate Deum, aprofundando a reflexão sobre as mudanças climáticas e os impactos ambientais que hoje são visíveis em todo o planeta. Ele também mencionou os encontros promovidos pelo Papa com os movimentos sociais, destacando a importância do diálogo com aqueles que atuam nas bases da sociedade.
“O Papa chamou esses grupos de poetas sociais — pequenas organizações, associações e instituições que trabalham na base. Eu participei de um desses encontros, em Roma, com representantes de vários países, entre eles a Associação das Catadoras de Papelão da Índia. São experiências que mostram a força transformadora das comunidades quando se unem em torno do bem comum”, completou.
A Pedagogia da Alternância surgiu na França, em 1935, e foi trazida ao Brasil em 1968 pelo padre Humberto Pietrogrande, que fundou o MEPES. No ano seguinte, foi criada em Olivânia, no município de Anchieta (ES), a primeira Escola Família Agrícola (EFA) do país. Desde então, o movimento tem contribuído decisivamente para o desenvolvimento das comunidades rurais, articulando escola, família e trabalho como pilares de uma educação integral, participativa e transformadora.
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