Diocese de Cachoeiro assina Nota de Solidariedade às vítimas do rompimento da barragem de Fundão

A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim uniu-se às demais dioceses do Regional Leste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na assinatura da Nota de Solidariedade às vítimas e comunidades atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), ocorrido há dez anos.

O documento foi aprovado durante a 3ª Assembleia do Povo de Deus do Regional Leste 3, realizada nos dias 7 e 8 de novembro de 2025, no Centro de Formação Dom João Batista, em Ponta Formosa, Vitória (ES). O encontro reuniu bispos, padres, diáconos, religiosos e representantes das dioceses capixabas, entre eles o bispo diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, Dom Luiz Fernando Lisboa.

Em comunhão com toda a Igreja e à luz da encíclica Laudato si’, o Regional reafirma, por meio da nota, seu compromisso com a justiça socioambiental e com a defesa da vida em todas as suas formas. O texto destaca a necessidade de memória, reparação e responsabilidade diante de um crime que deixou marcas profundas no Rio Doce, em seus povos e em toda a Casa Comum.

 

Confira abaixo a íntegra da Nota de Solidariedade, publicada por ocasião dos 10 anos do rompimento da barragem de Fundão.

Compartilhar Post:

Autor:

Diocese Cachoeiro

Últimas notícias