O Encontro Nacional da Fraternidade Secular Agostiniana Recoleta (FSAR) no Brasil chegou ao seu terceiro dia neste sábado, 22 de novembro de 2025, marcado por intensa vivência espiritual e importantes decisões para o futuro da fraternidade.
As atividades iniciaram com a Santa Missa, presidida pelo Assessor Espiritual Nacional da FSAR, Frei Antônio Leopoldo Sarroche Filho, O.A.R., na memória litúrgica de Santa Cecília, padroeira dos músicos. Após a celebração e o café da manhã, a Presidente Nacional da FSAR, Rita de Cássia Oliveira Barbosa, apresentou orientações gerais sobre a assembleia eletiva.
Em seguida, os participantes acompanharam a primeira palestra do dia, ministrada pelo fraterno Elder, da Fraternidade Secular Agostiniana Recoleta de Nossa Senhora da Saúde (São Paulo), com o tema: “Vocação laical: somos servidores e missionários da esperança”, fundamentado no Manual da FSAR e no Documento 105 da CNBB. Após um intervalo, ocorreu a segunda exposição, conduzida pelo fraterno Gustavo Carvalho Lins, membro do Conselho Nacional e integrante da Fraternidade de Cachoeiro de Itapemirim (ES), abordando “Governo, corresponsabilidade e estrutura da FSAR”, também conforme o Manual da FSAR.
No período da tarde, os fraternos foram divididos em grupos para refletir sobre a caminhada das fraternidades locais e outros aspectos da vida comunitária. Em plenária, os pontos discutidos foram socializados, preparando o ambiente para a eleição nacional. Em segundo escrutínio, Rita de Cássia Oliveira Barbosa foi reeleita Presidente Nacional da FSAR para o próximo triênio.
Cada regional também escolheu seus representantes para compor o Conselho Nacional da FSAR:
Sônia Regina (Rio de Janeiro)
Nilcelene (São Paulo)
Gustavo Carvalho Lins (Espírito Santo)
Cristina (Amazonas)
Jackeline (Belém do Pará)
Efigenia (Ceará)
O dia foi encerrado com uma noite cultural e confraternização, fortalecendo os laços fraternos e celebrando a missão comum de viver e testemunhar o carisma agostiniano recoleto.
Fotos


