A Paróquia Santa Bárbara, com sede no município de Ibitirama, foi erigida no dia 4 de dezembro de 2025, tornando-se a 44ª paróquia da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, conforme o Comunicado 2/2025.
Até então, Ibitirama era o único município do Espírito Santo que não possuía paróquia própria, permanecendo vinculado à Paróquia Divino São Lourenço. Diante das reiteradas manifestações das lideranças locais, a Diocese iniciou os estudos exigidos pelo direito canônico, com o acompanhamento do Vicariato Episcopal para a Ação Pastoral e do Vicariato Episcopal para Administração e Economia. Após a organização dos dados e análises pastorais, o pedido foi submetido ao Colégio de Consultores e ao Conselho Presbiteral, que reconheceram, de forma unânime, a viabilidade da ereção.
A paróquia tem como padroeira Santa Bárbara, cuja festa é celebrada em 4 de dezembro. A igreja matriz é a Comunidade Santa Bárbara, localizada no centro de Ibitirama, que também, é o centro administrativo de uma rede composta por dezesseis comunidades.
Os Missionários Passionistas permanecem responsáveis pelo acompanhamento pastoral da região, trabalho que já desenvolviam anteriormente e que contribuiu para a preparação do território paroquial. O padre Adilson Santana do Carmo, CP, assumiu como primeiro pároco.
Pároco: Padre Adilson Santana do Carmo, CP