Dois seminaristas da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim participaram da 2ª Experiência Vocacional-Missionária Nacional de Seminaristas – Pés a Caminho, realizada entre os dias 12 e 24 de janeiro, na Arquidiocese de Palmas (TO). A iniciativa, de caráter nacional, foi promovida pelo COMISE Brasil – Conselho Missionário de Seminaristas, em comunhão com as Pontifícias Obras Missionárias, e contou com o apoio da Arquidiocese anfitriã, responsável por acolher e sediar o encontro.
Representaram a Igreja Particular de Cachoeiro de Itapemirim os seminaristas João Victor da Silva, 22 anos, que realiza o ano missionário na Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Piaçu, e Gabriel Bicker Viana, 20 anos, com presença pastoral na Paróquia São Sebastião, em Cachoeiro de Itapemirim.
A Experiência reuniu cerca de 200 participantes, entre seminaristas diocesanos de todas as regiões do Brasil, além de irmãos religiosos, religiosas, presbíteros e bispos.
Inspirada pelo tema “Vocação e Missão: firmes na fé, ardentes na esperança” e iluminada pela passagem bíblica “Alarga o espaço da tua tenda” (Is 54,2), a proposta proporcionou uma vivência intensa de espiritualidade, formação e inserção pastoral. Ao longo do período, os participantes foram enviados às comunidades locais, favorecendo o encontro com o povo, o testemunho da fé e o exercício concreto da missão. Segundo os organizadores, a experiência “pode ser comparada a abrir estradas em um território novo: cada passo amplia horizontes, conecta pessoas e faz a fé circular onde antes havia distância”, conforme publicado nas redes sociais.
Na manhã da terça-feira, 13 de janeiro, os seminaristas participaram de formações missionárias, momento marcado pela apresentação do espírito de fé, esperança e missão que animou o encontro nacional. A acolhida inicial ocorreu ainda na quinta-feira, quando os participantes foram recebidos por uma comunidade de vida chamada Sementes do Verbo, fortalecendo o clima fraterno e de comunhão desde a chegada.
Ao falar sobre a vivência, o seminarista João Victor da Silva destacou a importância do encontro para a caminhada vocacional e para o conhecimento das realidades eclesiais do país. “Essa segunda experiência vocacional-missionária, juntamente com seminaristas de todo o Brasil, é um grande encontro que realizamos de três em três anos e tem como objetivo conhecer, principalmente, as realidades do regional. Neste ano, estamos na Arquidiocese de Palmas”, afirmou.
João Victor também ressaltou a expectativa de contato com a diversidade cultural e religiosa da região. “Tenho grande expectativa de conhecer essa realidade que é tão diferente. Palmas, localizada no centro do Brasil, é conhecida pelas suas diferentes formas de cultura, pelas comunidades quilombolas, pelos povos indígenas e também por sua vivência de fé, com grande expressão e devoção ao Divino Espírito Santo e a Nossa Senhora de Nazaré”, disse.
Segundo o seminarista, a missão se concretiza no cotidiano do povo de Deus. “Minha expectativa é conhecer essa expressão da fé que se dá no dia a dia do povo, essa fé vivida no cotidiano. Estou muito alegre por ter essa oportunidade de estar aqui com seminaristas de todo o Brasil, seguindo com fé, coragem e esperança esse momento tão lindo”, completou.
Para João Victor, a experiência representou um tempo decisivo de amadurecimento pessoal e vocacional. “Creio que será um momento de grande crescimento da minha caminhada vocacional e também de aprofundamento da fé para a minha vida como católico”, concluiu.
Fotos


