A leiga Sueli Coelho Moreira Volpini, 53 anos, coordenadora da Pastoral Litúrgica da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, participa, neste mês de janeiro, da segunda etapa presencial da Especialização em Liturgia (lato sensu), promovida pela Rede Celebra – Rede de Animação Litúrgica, em parceria com o Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (IFITEG). A formação acontece no Recanto São José, em Belo Horizonte (MG), entre os dias 5 e 15 de janeiro de 2026.
A Especialização teve início em julho de 2025, com a primeira etapa presencial realizada em Hidrolândia (GO), e segue em formato híbrido, unindo encontros presenciais e aulas on-line síncronas. Com duração de 13 meses e carga horária de 360 horas, o curso é voltado à formação qualificada de agentes de pastoral, presbíteros, religiosos(as) e leigos(as) comprometidos com a vida celebrativa da Igreja.
Representando a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, Sueli destaca que a Especialização em Liturgia se diferencia por integrar teoria, prática e espiritualidade. “É um curso, que propõe não apenas aulas teóricas, mas também vivências e experiências litúrgicas. Durante o curso, rezamos diariamente as orações do Ofício, pela manhã e à noite, e participamos de espaços mistagógicos. Não é só teoria”, afirmou.
A formação tem como eixo central o aprofundamento teológico, pastoral e mistagógico da liturgia, em sintonia com o Concílio Vaticano II e o Magistério atual da Igreja, buscando formar para uma liturgia viva, bem celebrada e profundamente enraizada na fé. Entre os conteúdos abordados estão temas como Mistério Pascal, Eucaristia, Penitência, História da Liturgia, Ofício Divino e Arte de Celebrar.
“Quando estudamos, por exemplo, o Ofício Divino, vemos a teoria e depois aplicamos na prática, celebrando. O mesmo acontece com o Ano Litúrgico e a Arte de Celebrar”, relatou Sueli. Ela também destacou as experiências pastorais realizadas durante o encontro presencial. “Visitamos paróquias aqui de Belo Horizonte para participar de celebrações e observar a vivência litúrgica, avaliando nossa participação e diversos aspectos da liturgia”, completou.
Fotos

