Marataízes celebra Festa de Nossa Senhora dos Navegantes com fé, música e tradição

Hoje, 31 de janeiro, Marataízes, no Litoral Sul, vive mais um dia da tradicional Festa de Nossa Senhora dos Navegantes. A programação começa às 19h com a Novena, seguida da Santa Missa às 19h30, presidida por Frei Luiz Fernando. Um dos pontos altos da noite será a apresentação da banda Rosa de Saron, às 22h30, no Palácio das Águias, unindo fé e música para o público presente.

O novenário segue até o dia 1º de fevereiro, reunindo fiéis em momentos de oração, celebrações e devoção. A festa, promovida pela Paróquia Santíssima Trindade com apoio da Prefeitura Municipal de Marataízes, é um dos eventos religiosos mais tradicionais da cidade.

O pároco, padre Antônio Marcos Moura da Silva, destacou a relevância das Festas Marianas em mensagem aos fiéis:

“Essas festas nos ajudam a olhar pra Maria e através delas chegar mais perto de Jesus. Elas também ajudam o povo nos momentos mais difíceis da vida. Fortalecem a fé, alimenta a esperança, em meio a tantas aflições. Então isso é importante destacar.”

Padre Antônio ainda falou sobre o significado do título de Nossa Senhora dos Navegantes:

“Esse título pra nós é muito importante enquanto paróquia e também enquanto cidade. Esse título, essa festa é muito significativa. Por quê? Primeiro, porque nos faz resgatar um pouco da História. Muitos viveram e ainda vivem do mar, pescando, do turismo, enfim. E é justamente neste contexto que esse título surge, em meio ao medo, em meio à insegurança das travessias do mar. Logo, os navegantes, se nós recorrermos à história, pediam a intercessão de Maria para prosseguir na navegação. Isso é muito importante.”

Ele ressaltou também o caráter devocional da festa:

“A festa é um momento em que muitos rezam e confiam pedindo a intercessão de Nossa Senhora dos Navegantes para enfrentar os desafios da vida. Momentos tão difíceis, em meio a tantas turbulências. Muitos homens e mulheres de fé colocam suas preces sob a intercessão de Nossa Senhora pedindo um presente a Deus. A festa será celebrada no dia 2 de fevereiro (segunda-feira), com início das atividades às 5h da manhã. Às 9h, será celebrada a Santa Missa por nosso bispo, Dom Luiz Fernandes Lisboa. Você, querido fiél, não pode perder essa festa. Venha participar, venha conhecer. Inclusive, haverá a procissão fluvial, um momento de muita devoção, de fortalecer a fé e de pedir a intercessão de Nossa Senhora nas turbulências da vida.”

O secretário municipal de Turismo de Marataízes, Rodrigo Carvalho, também fez um convite especial à comunidade e turistas:

“É com muita alegria que eu tô falando aqui de 137 anos de fé e devoção da comunidade de Nossa Senhora dos Navegantes. Então, vou deixar um convite especial para todo mundo que está lendo, de estar conosco nessa festividade, lá na comunidade de Nossa Senhora dos Navegantes, precisamente na Praça do Palácio das Artes, onde foi montada uma bela estrutura. Hoje é um convite especial. Hoje tem (banda) fé maior. Hoje tem Rosa de Saron. Então venha com a gente!”

 

A Devoção a Nossa Senhora dos Navegantes em Marataízes

A devoção a Nossa Senhora dos Navegantes em Marataízes, iniciada no século XIX, tem seu epicentro na histórica Igreja situada na Barra de Itapemirim, erguida por volta de 1872. A comunidade de pescadores local, em busca de proteção contra os perigos do mar, adotou a santa como padroeira, realizando anualmente, em 2 de fevereiro, uma tradicional procissão fluvial e terrestre.

A construção da igreja foi impulsionada pelo Sr. Simão Rodrigues Soares e possivelmente pelo Frei Paulo Casanova. Considerada um dos patrimônios históricos mais antigos da região, suas raízes remontam a meados do século XIX, consolidando-se como um marco da história local. A devoção à santa, enraizada na tradição medieval de Maria como “Estrela do Mar”, foi trazida pelos colonizadores portugueses e, em Marataízes, representa o refúgio dos pescadores e marinheiros da Barra de Itapemirim, que depositam nela sua confiança para proteção durante as travessias e tempestades no mar.

O ponto alto dessa celebração ocorre na próxima segunda-feira, em 2 de fevereiro, com a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, que preserva mais de 137 anos de tradição. O evento é marcado por novenário, alvorada, missa campal e uma grandiosa procissão marítima com a imagem da santa, acompanhada por diversos barcos de pesca, simbolizando sua proteção sobre as águas. É um momento em que fé e tradição se entrelaçam, e, enquanto as ondas refletem o céu, cada coração se lembra de que, assim como os navegantes confiam sua jornada ao mar, nós também encontramos nas pequenas luzes da devoção um farol que nos guia pelos caminhos da fé.

 

Serviço

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes – Marataízes

Dia: Sábado, 31 de janeiro

19h: Início da Novena

19h30: Santa Missa presidida por Frei Luiz Fernando

21h30: Show com Banda Reza Forte

22h30: Show com Rosa de Saron

Observação: A noite une fé e música no Palácio das Águias, proporcionando momentos de oração, celebração e entretenimento para toda a comunidade.

Segunda-feira, 1º de fevereiro

19h: Novena

19h30: Santa Missa presidida por Pe. Josimar

Logo após a Missa: Procissão Terrestre pelas ruas da comunidade

Observação: Este dia é marcado pelo caráter devocional, com a procissão reforçando a fé e a tradição local, reunindo fiéis e moradores para homenagear Nossa Senhora dos Navegantes.

Compartilhar Post:

Autor:

Diocese Cachoeiro

Últimas notícias