Terço dos Homens

O Terço dos Homens é um movimento nacional, em que grupos de homens se reúnem por todo o país para rezar o Terço, geralmente uma vez por semana. Um dos principais objetivos desta iniciativa é resgatar a presença masculina para o seio da Igreja, uma vez que o homem é imprescindível para a formação da família e da sociedade cristã.

 

 ▶ Como começou?

A origem do Terço dos Homens a nível mundial é desconhecida. No exterior, “há notícias de tais grupos ao menos desde 1912”. No Brasil, desde os primórdios da fundação houve grupos masculinos de oração do rosário. O primeiro registro da expressão terço dos homens data de 1936, quando frei Peregrino estabeleceu um grupo no estado de Sergipe.

Porém, o fenômeno moderno começou sessenta anos depois, em 1996, em Jaboatão dos Guararapes (Pernambuco), com o senhor Antônio dos Santos e outros 14 homens. Antônio era incentivado por Oneida Araújo da Silva, coordenadora da Campanha da Mãe Peregrina. O padre José Pontes, do Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt, interessado na ideia, resolveu iniciar um grupo no Santuário da Mãe e Rainha, em Olinda. Em maio de 1998 os encontros dos tercistas passaram a ser semanais.

Do santuário de Olinda o movimento se espalhou para todos os estados do Brasil. Atualmente, o Terço dos Homens já faz parte da religiosidade popular católica.

 

 ▶ Como começou na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim?

O primeiro registro oficial do Terço dos Homens na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim aconteceu em 28 de maio 2003 na cidade de Castelo. Na ocasião um grupo formado por cinco homens reuniram-se na Igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora da Penha, para rezar o Santo Terço.

“Essa mobilização aconteceu, literalmente, como uma intervenção social. À época, havia um membro da comunidade paroquial com o péssimo hábito de repetir palavrões. Incomodados com isso, um grupo se mobilizou para, junto do ‘boca suja’, rezarem o Santo Terço semanalmente. Nesses encontros, ele perdeu o hábito e, até hoje, o Terço dos Homens resgata almas para Deus, em nossa diocese”, contou o Coordenador Diocesano do Terço dos Homens, Valdemiro Soares Abilio (Deco).

 

 ▶ Estimativa da quantidade de tercistas no Brasil

O clérigo responsável pelo movimento no Brasil é o arcebispo de Juiz de Fora (Minas Gerais), Dom Gil Antônio Moreira. Ele estima haver 2.000.000,00 (dois milhões) de tercistas em atividade.

 

 ▶ Estimativa da quantidade de tercistas na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

O leigo responsável pelo movimento na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, Valdemiro Soares Abílio (Deco), estima haver mais de 2.000,00 (dois mil) tercistas em atividade em 42 municípios e suas respectivas paróquias. “Só não temos registros do Terço dos Homens na Paróquia Nossa Senhora das Neves, em Presidente Kennedy (ES)”, explicou.

 

 ▶ Encontro Nacional

Desde 2009 há uma romaria nacional do movimento, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (São Paulo). O evento reúne dezenas de milhares de tercistas no mês de fevereiro.

Em 2023, aproximadamente 500 tercistas da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim participaram do encontro. A caravana com nove ônibus saiu das cidades de Guaçuí, Venda Nova do Imigrante, Ibitirama, Bom Jesus do Norte, Castelo, Conceição do Castelo e Cachoeiro de Itapemirim.

Em 2024, dez ônibus saíram da Diocese de Cachoeiro rumo ao Santuário Nacional. As caravanas reuniram aproximadamente 470 tercistas e saíram das cidades de Cachoeiro de Itapemirim, Iúna, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Bom Jesus do Norte, Castelo, Celina (distrito de Alegre) e Venda Nova do Imigrante.

 

 ▶ Encontro Estadual

No Espírito Santo o dia oficial é o último sábado de maio e o Encontro Estadual ocorre no Convento da Penha, em Vila Velha. O objetivo é subir as ladeiras do Convento da Penha, rezando o terço. Além do terço, acontecem também palestras, reza do Santo Terço, apresentação da oração cantada, Consagração a Nossa Senhora, e Missas.

 

 ▶ Encontro Diocesano

Realizado geralmente no mês de julho, o Encontro Diocesano do Terço dos Homens é o maior organizado pelo movimento na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Reúne, durante um final de semana, aproximadamente 500 tercistas. A programação conta com Celebração Eucarística, Oração do Santo Terço e procissão com a imagem de Nossa Senhora.

 

 ▶ Dia Nacional do Terço dos Homens

O Dia Nacional do Terço dos Homens foi instituído após a Lei 14.558/2023 ser publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 26 de abril de 2023. A iniciativa de criação da data no Congresso Nacional foi do deputado federal Eros Biondini (PL-MG), que apresentou um Projeto de Lei.

No Senado, o relator foi Wellington Fagundes (PL-MT). O senador explicou em seu relatório, inclusive, que o dia 8 de setembro foi escolhido para a celebração da data porque nele ocorreu a primeira manifestação registrada do movimento no Brasil, instituído, em 1936, por Frei Peregrino, no povoado de Vila da Providência (atual município de Itabi, em Sergipe).

 

TERÇO DOS HOMENS 

NOME E-MAIL
Valdemiro Soares Abílio (Deco) decoabilio10@gmail.com
Pe. Sebastião Lopes da Silva slopes73@yahoo.com.br

Compartilhar Post:

Autor:

Diocese Cachoeiro

Últimas notícias