Terminou no último domingo, 8 de fevereiro, na Arquidiocese de Vitória, a 1ª Assembleia do Conselho Missionário Regional (COMIRE) do Regional Leste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Realizado entre os dias 6 e 8 de fevereiro, o encontro reuniu cerca de 43 participantes das quatro dioceses que compõem o Regional: Arquidiocese de Vitória, Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, Diocese de Colatina e Diocese de São Mateus.
À luz do tema escolhido pelo Papa Leão XIV para o Dia Mundial das Missões de 2026 — “Um em Cristo, unidos em missão” — os participantes refletiram sobre a mensagem do Santo Padre para esta data, aprofundando o compromisso com uma Igreja cada vez mais missionária e em saída.
Os participantes foram acolhidos pelo padre Antônio Valdeir Duarte de Queiróz, referencial para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial do Regional Leste 3, que apresentou a atual conjuntura do COMIRE. Em sua fala, destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo Conselho e incentivou os COMIDIs das dioceses a intensificarem o empenho na promoção da consciência missionária nas comunidades.
No sábado (7), os inscritos participaram ativamente da construção do 1º Regulamento do COMIRE Leste 3, documento que tem como objetivo nortear e dinamizar as ações missionárias no Regional, despertando o protagonismo missionário dos cristãos leigos e leigas. O texto foi votado e aprovado pelos representantes das dioceses e será encaminhado para apreciação dos bispos do CONSER Leste 3.
A assembleia contou com a assessoria da irmã Eliane Costa Santana, assessora da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB. Ela apresentou os subsídios do Conselho Missionário Nacional (COMINA), como o Programa Missionário Nacional, os Conselhos Missionários e o Projeto Igrejas-Irmãs. Também conduziu trabalhos em grupo e abordou a atuação das Pontifícias Obras Missionárias (POM), ressaltando a relevância evangelizadora de cada secretaria nos âmbitos nacional e local.
Durante o encontro, a assessora também atualizou os participantes sobre a preparação do 7º Congresso Americano Missionário (CAM 7), que acontecerá no Brasil, na Arquidiocese de Curitiba, em novembro de 2029. O momento foi marcado por um convite à união das dioceses e comunidades no fortalecimento da missão local e ad gentes, incentivando a colaboração de todos na construção desse grande evento missionário continental.
A programação foi enriquecida por testemunhos missionários que relataram experiências vividas ao longo de 2025 nas quatro arquidioceses e dioceses participantes. Jovens da Juventude Missionária partilharam a vivência missionária realizada em Recife, em julho de 2025; foram apresentados também os trabalhos da Infância Missionária no Regional e os relatos dos seminaristas que participaram da Experiência Missionária do COMISE, realizada em janeiro.
No domingo pela manhã (8), Dom Luiz Fernando Lisboa partilhou sua experiência missionária nos países da África, o cuidado pastoral com os brasileiros no exterior por meio da Pastoral dos Brasileiros no Exterior (PBE) e seu encontro com o Papa Leão XIV. Um testemunho que reafirmou a identidade missionária da Igreja: viver da missão e para a missão.
Ao final da assembleia, os participantes renovaram o compromisso de colocar em oração a missão no Regional Leste 3, para que, sustentada pela graça de Deus, continue a fazer brotar nos corações a caridade e o compromisso missionário em favor de todos os irmãos e irmãs.
Fotos



