Bloco Bote Fé reúne fé e alegria no carnaval de Marataízes nesta terça-feira (17)

A Paróquia Santíssima Trindade, em Marataízes, promove na próxima terça-feira, 17 de fevereiro, mais uma edição do Bloco Bote Fé, considerado o maior bloco religioso do Sul do Espírito Santo. A concentração será às 16h, em frente à Igreja Matriz, com percurso pelas ruas da cidade, especialmente pela avenida da Praia Central.

Com trio elétrico, abadás e um repertório variado de músicas cristãs, o bloco reúne milhares de pessoas e propõe uma vivência diferente do carnaval: marcada pela espiritualidade, pela comunhão e pela alegria própria da fé.

Recém-empossado na paróquia, o pároco padre Gracione Augusto Alves falou sobre o início de sua missão em Marataízes, que já começou em meio a uma intensa programação pastoral.

“Cheguei na Paróquia Santíssima Trindade de Marataízes já com muito trabalho: a festa de Nossa Senhora dos Navegantes, agora o Bloco Bote Fé e depois a Festa das Canoas. Para mim tem sido uma experiência muito bonita e nova, porque são realidades diferentes, projetos diferentes. Tem sido bastante interessante e, ao mesmo tempo, gratificante poder já chegar na paróquia e acompanhar esses momentos da caminhada pastoral e espiritual da comunidade”, destacou.

Em seguida, o presbítero explicou o que é o Bloco Bote Fé e qual a sua proposta dentro do contexto do carnaval.

“O Bloco Bote Fé é um evento da Igreja Católica, da Paróquia Santíssima Trindade, que já acontece há mais de dez anos. É uma proposta de celebrar esse momento do carnaval a partir da espiritualidade da Igreja, mostrando alegria com músicas religiosas e caminhando pelas ruas em comunidade.”, explicou.

Na sequência, padre Gracione detalhou como será a edição deste ano e como participar.

“O bloco vai acontecer na terça-feira de Carnaval, a partir das 16 horas, em frente à Igreja Matriz, que é o ponto de saída. Tem trio elétrico, tem o abadá, que ainda pode ser adquirido. Ainda temos algumas peças no valor de trinta reais. É só procurar as equipes da paróquia nas comunidades, adquirir o abadá e vir celebrar conosco esse momento de alegria e espiritualidade no contexto do carnaval”, informou.

Ao final da entrevista, o pároco reforçou o convite à comunidade local e aos visitantes que estarão na cidade durante o feriado.

“Fica mais uma vez o convite para vocês aqui da nossa região, vocês de Marataízes, jovens, visitantes que estarão aqui no período do carnaval. Esse bloco já é tradição na cidade. Eu cheguei e abracei essa proposta e quero dar continuidade a esse e a tantos outros projetos que acontecem aqui. Contamos com a presença e participação de todos”, concluiu.

 

Uma história que começou com a juventude

A história do Bote Fé em Marataízes teve início em 2012, durante a preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), realizada no Brasil em 2013. Naquele período, as dioceses promoviam encontros chamados “Bote Fé”, integrando as pré-jornadas. Em Marataízes, o primeiro evento com esse nome foi conduzido pelo padre Evaldo Praça Ferreira.

Inspirados pela JMJ e pela Campanha da Fraternidade de 2013 — que teve como tema “Fraternidade e Juventude” e lema “Eis-me aqui, envia-me” — os jovens da Pastoral da Juventude decidiram levar essa experiência também para o carnaval. Assim, em 2013, nasceu oficialmente o Bloco Bote Fé, com um propósito que sempre foi além da festa: ser instrumento de missão e evangelização.

Desde a primeira edição, quando cerca de 100 abadás foram produzidos, o bloco cresceu de forma expressiva. Em alguns anos, já reuniu mais de mil participantes, atraindo jovens de Marataízes, de municípios vizinhos e até de outros estados.

Hoje, o Bloco Bote Fé se consolidou como um dos momentos marcantes do encerramento do carnaval na cidade, levando às ruas a mensagem de que é possível viver a folia com alegria, responsabilidade, fé e amor ao próximo — renovando, a cada edição, o chamado que inspirou sua criação: “Eis-me aqui, envia-me”.

 

Serviço

Bloco Bote Fé 2026
Data: Terça-feira, 17 de fevereiro
Horário: Concentração às 16h
Local de saída: Em frente à Igreja Matriz da Paróquia Santíssima Trindade (Av. Miramar, Praia Central, Marataízes)
Organização: Paróquia Santíssima Trindade – Marataízes

Abadá: R$ 30,00
Onde adquirir: Com as equipes da paróquia nas comunidades

Informações: (28) 99939-4878 (Secretaria Paroquial da Santíssima Trindade – Marataízes)

O evento é aberto ao público e reúne jovens, famílias e visitantes que desejam viver o carnaval com alegria, fé e espiritualidade.

 

Divulgação

Compartilhar Post:

Autor:

Diocese Cachoeiro

Últimas notícias