Seminário Bom Pastor abre inscrições para os Encontros Vocacionais 2026 em Cachoeiro

Com o tema “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8), o Serviço de Animação Vocacional (SAV) Diocesano, divulgou a programação dos Encontros Vocacionais 2026, destinados a jovens que vivem o processo de discernimento vocacional. A iniciativa acontecerá ao longo do ano, reunindo participantes de diversas paróquias da diocese, em Cachoeiro de Itapemirim.

Os encontros serão realizados no Seminário Propedêutico Bom Pastor, localizado na Rua Bom Pastor, 21, bairro Bela Vista. A proposta é acolher jovens a partir de 12 anos, em um formato misto, direcionado tanto ao ramo masculino quanto feminino.

De acordo com Josemar Teixeira dos Santos, coordenador diocesano do SAV, a comunicação foi pensada para alcançar dois públicos ao mesmo tempo: os coordenadores paroquiais e os próprios jovens.

“Estamos iniciando mais um ano de nossa missão como animadores vocacionais. Em 2026, realizaremos diversos Encontros Vocacionais destinados aos jovens que estão em processo de discernimento. Encaminhamos o cartaz com as datas para que cada paróquia possa se organizar e incentivar a participação”, explicou.

Segundo ele, o objetivo é fortalecer a articulação entre as lideranças paroquiais e os grupos de jovens.

“A intenção é comunicar aos coordenadores, que vão organizar esses jovens para participar aqui em Cachoeiro. Mas o convite também chega diretamente aos jovens. A linguagem foi pensada para abranger tanto os adultos que coordenam quanto os jovens que desejam participar”, destacou Josemar.

 

Programação 2026

A agenda dos Encontros Vocacionais já está definida:

22 de março – 1º Encontro Vocacional

31 de maio – 2º Encontro Vocacional

26 de julho – 3º Encontro Vocacional

02 de agosto – Encontro nas paróquias

27 de setembro – 4º Encontro Vocacional

09 e 10 de outubro – Pré-estágio

06 e 07 de novembro – Estágio

29 de novembro – 5º Encontro Vocacional

 

Além dos encontros formativos ao longo do ano, o pré-estágio e o estágio proporcionam aos jovens uma experiência mais aprofundada da vida vocacional e comunitária.

A equipe do SAV Diocesano reforça que a participação e o incentivo das coordenações paroquiais são fundamentais para que mais jovens possam vivenciar esse caminho de discernimento.

“Contamos com a colaboração de cada coordenador e de cada paróquia para que esses jovens tenham a oportunidade de participar. É um tempo de escuta, oração e descoberta da vontade de Deus”, concluiu o coordenador.

Os interessados podem procurar a coordenação vocacional de sua paróquia para obter mais informações e realizar a inscrição.

 

Divulgação

Compartilhar Post:

Autor:

Diocese Cachoeiro

Últimas notícias