No último sábado, 05 de abril, na Igreja Matriz da Paróquia São Sebastião, no bairro Aquidaban, em Cachoeiro de Itapemirim, mais de 70 agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom), se reuniram para uma tarde formativa. O encontro, com a participação do Pe. José Carlos Ferreira da Silva, vigário episcopal para comunicação e Diác. Walber Santos, assessor da Pastoral da Comunicação, e de Lucas Debona, coordenador da Área Pastoral Cachoeiro (Regional II), focou na relevância da versão atualizada do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil.
Pe. José Carlos ressaltou a importância da presença da Igreja no mundo da comunicação, ecoando as palavras do Papa Francisco sobre a necessidade de diálogo com o homem contemporâneo para conduzi-lo ao encontro com Cristo. Diác. Walber, por sua vez, discorreu sobre a missão da Pascom, enfatizando a comunicação como um elemento de partilha, relação e transcendência.
O encontro foi assessorado por Gustavo Lins. Formado em letras e membro da Pascom Diocesana, Lins destacou a visão pastoral da comunicação, que vai além do uso dos meios de comunicação, abrangendo a interação e a comunhão dentro da comunidade eclesial.
“Quando recebi o convite fiquei pressionado com a responsabilidade de partilhar com um grupo seleto de agentes da Pastoral da Comunicação de Cachoeiro sobre o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, mas também a alegria de poder partilhar das minhas impressões sobre o documento da CNBB”, expressou.
A formação abordou ainda os fundamentos teológicos da comunicação na Igreja, a vivência da fé na era digital, a ética comunicativa e o protagonismo dos leigos na evangelização.
“O documento 99 da CNBB demonstra que a atividade pastoral da PASCOM vai além de fotografar e filmar, mas um compromisso com a verdade, com a ética, com o respeito à dignidade humana, e também, muito estudo e planejamento”, explicou.
Um dos pontos altos da formação foi a discussão sobre os desafios e possibilidades trazidos pela cultura digital, com ênfase na necessidade de uma presença cristã autêntica e evangelizadora nas redes sociais e demais plataformas digitais.
“A formação foi uma oportunidade ímpar para os agentes da Pascom da nossa Área Pastoral refletirem sobre sua atuação e se atualizarem frente aos desafios contemporâneos da comunicação, reforçando o compromisso da Igreja em promover uma comunicação que gera transformação, incidência social e fomenta uma cultura de paz”, avaliou Lucas Debona.
Fotos