Bispo de Cachoeiro participa da despedida de Dom Roberto Guimarães

O bispo diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, Dom Luiz Fernando Lisboa CP, participou na manhã desta sexta-feira, 30 de maio, do velório e Missa de despedida do bispo emérito de Campos dos Goytacazes (RJ), Dom Roberto Gomes Guimarães. Ele faleceu ontem pela manhã, 29, aos 89 anos de idade em casa, onde desde julho do ano passado vinha recebendo cuidados paliativos pelo sistema do home care sob a assistência das irmãs do Instituto de Nossa Senhora do Bom Conselho.

Dom Luiz chegou à Igreja Matriz São José do Avahy, no Vicariato Noroeste, no município de Itaperuna, por volta das 08h15, acompanhado do padre José Carlos Brasil Magalhães, pároco da Paróquia São Geraldo Magela, de Bom jesus do Norte – divisa com a Diocese de Campos dos Goytacazes. O corpo do bispo emérito, chegou na Igreja Matriz de Itaperuna ontem a noite, uma grande quantidade de pessoas entre leigos e membros do clero aguardavam a chegada do cortejo que saiu do município de Campos, pouco antes das 16h e seguiu para Itaperuna. O vigário-geral da Diocese de Campos, monsenhor Leandro Diniz, presidiu a Santa Missa, às 19h, concelebrada por vários sacerdotes, além de diáconos permanentes, seminaristas e religiosos. Nesta sexta-feira, Dom Luiz Fernando concelebrou a Santa Missa das 09h, presidida pelo bispo diocesano, Dom Roberto Francisco. Após a cerimônia religiosa, o corpo saiu em cortejo para a Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador, no Centro de Campos.

Estão programadas cinco missas, sendo a primeira na chegada do corpo à Catedral. No sábado, 31, outras três celebrações serão realizadas, sendo que após a Missa das 10h30, o corpo do bispo emérito será sepultado na cripta da Catedral.

 

Dom Roberto Gomes Guimarães

Dom Roberto Gomes Guimarães nasceu no dia 3 de janeiro de 1936, em Campos dos Goytacazes (RJ). Foi ordenado padre em 8 de dezembro de 1961, na catedral de Campos.

Quando era padre, foi professor de seminário da basílica menor de Maria Imaculada em Varre-Sai; vigário paroquial em Natividade e em São Fidélis; professor do Ginásio Fidelense e de Lage de Muriaé; pároco nas paróquias são Benedito e em são José do Avahy, ambas em Itaperuna. Além disso, Guimarães foi responsável pelo seminário diocesano de Maria Imaculada, coordenador da pastoral vocacional e da catequese; diretor diocesano da Educação Religiosa da Rede Estadual; membro do conselho presbiteral e vigário geral de Campos.

Em 22 de novembro de 1995, foi nomeado bispo de Campos dos Goytacazes pelo papa são João Paulo II. Seu lema episcopal foi “Requiram Oves Meas” (Procurarei minhas ovelhas). (Ez 34,11). Em 8 de junho de 2011, o papa Bento XVI aceitou seu pedido de renúncia do governo de Campos, tornando-o bispo emérito desta diocese.

 

Fotos

Compartilhar Post:

Autor:

Diocese Cachoeiro

Últimas notícias