No último sábado, 30 de novembro, o Bispo Diocesano Dom Luiz Fernando Lisboa participou de um encontro de partilha e confraternização com os Diáconos Permanentes e suas esposas. O evento aconteceu no Salão Paroquial da Paróquia Nosso Senhor dos Passos (Matriz Velha), localizado no bairro Independência, em Cachoeiro de Itapemirim. O encontro teve como foco o amor a Deus e o SIM ao serviço da missão confiada pela Igreja, e foi marcado por momentos de oração, reflexão e homenagens aos 40 anos de ordenação dos primeiros Diáconos Permanentes da Diocese de Cachoeiro.
O encontro começou com um momento de oração e seguiu destacando a importância do trabalho realizado pelos diáconos nas paróquias, movimentos, pastorais e comissões da Diocese. Os homenageados foram os diáconos Jerso Fiório, José Carlos Moysés Turbay, João Baptista de Vasconcellos Ribeiro, José Ladeira das Chagas e Luiz Machado. A ordenação desses homens ocorreu há 40 anos, no dia 25 de novembro de 1984, na Igreja Catedral de São Pedro, na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo.
Em seguida, através de um vídeo, os primeiros diáconos compartilharam suas experiências, relatos de convivência com os padres e as comunidades, os desafios enfrentados e as conquistas alcançadas. O Bispo, visivelmente inspirado pelo entusiasmo e compromisso dos diáconos, ressaltou a relevância de sua vocação e missão.
Em um rápido pronunciamento, o Dom Luiz destacou a vocação dos diáconos como um chamado divino e lembrou que o ministério do diácono se baseia no serviço à caridade e na proclamação da Palavra de Deus, sempre vivendo os ensinamentos que são transmitidos. Além disso, Dom Luiz enalteceu o papel fundamental das esposas dos diáconos que, com dedicação, acompanham seus maridos na missão paroquial e nos serviços da Igreja, sendo colaboradoras essenciais na caminhada pastoral.
O encontro, marcado por um clima de alegria e fraternidade, foi encerrado com um almoço de confraternização, onde os diáconos, suas esposas e o Bispo puderam fortalecer os laços de amizade e companheirismo, renovando o compromisso com a missão evangelizadora da Igreja.