Na manhã desta sexta-feira, 7 de novembro, a Praça do bairro Gilberto Machado, em Cachoeiro de Itapemirim, acolheu um momento de fé e profunda emoção: a instalação e bênção da imagem de Nossa Senhora das Lágrimas, iniciativa do grupo Servas de Nossa Senhora. O encontro reuniu mais de 150 pessoas e contou com a presença do padre Luciano Naves, da Capelinha da Santa Casa, que conduziu a bênção e a oração da Coroa das Lágrimas.
A nova imagem, de 1,15 metro de altura, agora ocupa um espaço fixo na praça, protegida por blindex e acompanhada de placas indicativas. Para as integrantes do grupo responsável pela iniciativa, o momento representou a realização de um chamado espiritual e de um sonho que vinha sendo gestado há meses.
Segundo Andressa Pepe Costa, integrante das Servas de Nossa Senhora, a história do grupo começou há muitos anos, a partir da união de mulheres que rezavam o terço em um grupo chamado “Nossa Senhora da Rosa Mística”. Com o tempo, o grupo foi se desfazendo, mas algumas participantes mantiveram viva a devoção e, em 2019, retomaram os encontros semanais na CEB Mãe Rainha, no bairro Gilberto Machado.
“Quando veio a pandemia, muitas senhoras não quiseram voltar, mas três ou quatro de nós decidimos continuar rezando o terço todas as quartas-feiras. Mesmo com tudo parado, continuamos firmes em oração. E, aos poucos, as pessoas foram se achegando novamente”, relembra Andressa.
Dessa perseverança nasceu uma nova fase: o grupo Servas de Nossa Senhora. Em meio às orações, as participantes conheceram e se encantaram com a devoção a Nossa Senhora das Lágrimas — uma aparição reconhecida pela Igreja Católica, ocorrida em 1930 na cidade de Campinas (SP), à irmã Amália de Jesus Flagelado, das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado.
A mensagem central da devoção, conforme recorda Andressa, está na promessa de Jesus à vidente: “Tudo o que for pedido pelas lágrimas de Minha Mãe será atendido, pois essas lágrimas custaram muito sofrimento a Mim”.
Encantadas pela espiritualidade que envolve essa devoção tipicamente brasileira, as integrantes do grupo decidiram adotá-la como inspiração e missão. “Nossa Senhora das Lágrimas é pouco conhecida no Brasil, e sentimos no coração o desejo de divulgá-la. Em oração, percebemos que Ela queria um pouco mais de nós — não só rezar, mas colocar uma imagem dela num lugar público, onde todos pudessem conhecer, rezar e se aproximar de sua mensagem”, contou.
A partir desse propósito, as Servas de Nossa Senhora se mobilizaram para arrecadar recursos. Por meio de doações e patrocínios, conseguiram custear a confecção do pedestal, a compra da imagem, o blindex de proteção e todos os detalhes da instalação. A expectativa inicial era inaugurar o espaço em 8 de março, data dedicada a Nossa Senhora das Lágrimas, mas questões burocráticas com o terreno e autorizações municipais adiaram a realização.
O sonho, porém, concretizou-se nesta sexta-feira, em uma manhã marcada por um clima simbólico. “Acordamos de madrugada, empolgadíssimas. O tempo estava nublado, e chegou a garoar bem de leve. Eu fiquei preocupada, mas uma pessoa me disse: ‘Essa garoa não é chuva, é emoção de Nossa Senhora, são lágrimas pequenas de alegria’. E ele tinha razão. A garoa parou, o céu ficou tranquilo e tudo aconteceu da forma mais linda possível”, relatou Andressa, emocionada.
Após a bênção e a oração comunitária, os fiéis partilharam um café da manhã, celebrando não apenas a nova imagem, mas também a perseverança e a fé que sustentam o grupo há anos.
Para Andressa e as demais Servas, a imagem instalada na Praça do Gilberto Machado é mais do que um símbolo: é um convite permanente à oração, à devoção e à esperança. “A gente quer que todo mundo que passar por ali sinta a presença de Nossa Senhora, que reze com Ela, que aprenda sobre essa devoção e que receba as graças de suas lágrimas de amor”, concluiu.
Fotos

