Centenas de católicos participaram da Caminhada Penitencial, ocorrida neste domingo, 23 de março. O evento religioso sempre acontece no terceiro domingo da Quaresma e visa conclamar os fiéis à reconciliação.
A caminhada começou às 6h, saindo da Escola Fanmília Agrícola, em Pacotuba, em direção à Comunidade de São Brás, em Cachoeiro de Itapemirim. Durante o percurso, os participantes plantarão árvores e vivenciaram momentos de oração e reflexão. Alguns participantes levaram um quilo de alimento não-perecível, que será destinado às famílias assistidas pela Ação Social da Paróquia Nossa Senhora da Penha.
Antes da saída dos fiéis, Padre Wosley Guimarães Pansini, pároco local, destacou a importância do evento como um momento de conversão e reconciliação.
“Que essa Caminhada [Penitencial] seja um desabrochar de nossa alma, [caminha] de conversão, um novo olhar para nossa vida. Vamos aproveitar esse tempo para pensar sobre o que vou fazer de novo, no meio desta Quaresma, em caminho para a Páscoa. Refletir sobre o que Deus quer de mim, para que a minha vida se transforme e eu possa viver a vida da Páscoa de Nosso senhor Jesus Cristo“, ressaltou.
A aposentada Marlene Mantuan, participa do evento há alguns anos e afirma que o momento é de união entre a Igreja Católica.
“Cada um caminha junto, com o mesmo objetivo. Estarmos unidos é muito importante, e esse propósito é justamente a busca verdadeira pela conversão e pela santidade”.
A alta do papa Francisco na manhã deste domingo foi motivo de comemoração pelos fiéis presentes. Internado há quase 40 dias, o pontífice deixou o hospital e fez sua primeira aparição pública.
“A Igreja no mundo inteiro tem rezado pela saúde do papa. Na nossa paróquia, isso tem sido muito presente, com orações em grupos e na Igreja como um todo. Na própria celebração eucarística, temos rezado pela recuperação do papa”, conta.Marlene ressaltando que é “obrigação” rezar pela saúde do líder religioso.
A Caminhada Penitencial terminou com a Santa Missa e um café compartilhado. Para acomodar todos os peregrinos foram disponibilizados oito ônibus. “Mesmo assim, muita gente foi de carro ou voltou a pé. Nossa caminhada foi um grande sucesso, só tenho à agradecer a Deus, aos organizadores e aos fiéis que, unidos a nós, fizeram essa grande demonstração de fé”, comemorou padre Wosley.